Idosos serão removidos de Casa de Repouso que não cumpria regras de saúde

A Casa de Repouso Jardim do Éden, localizada no bairro Barranco Alto, em Caraguatatuba, foi autuada pela prefeitura, nesta sexta-feira (26), por não cumprir as regras de saúde referentes ao combate da pandemia de coronavírus (Covid-19). Os idosos serão removidos do local e a multa ao estabelecimento tem o valor mínimo de R$ 3.570.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os profissionais foram afastados e os idosos deverão ficar em isolamento nos quartos, sem contato com os demais internos, até que as famílias sejam acionadas.

Além disso, de acordo com determinação da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, a Casa de Repouso deve suspender, por tempo indeterminado, o acolhimento de novos idosos e os horários de visitas.

No estabelecimento, oito internos e quatro cuidadores testaram positivo para o novo coronavírus. Três idosos encaminhados às unidades hospitalares faleceram em decorrência da doença.

 

Fiscalização

A autuação é resultado das ações que estão sendo desenvolvidas pela Vigilância em Saúde em todas as Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI) públicas e particulares. Foram realizados 339 testes sendo 186 idosos e 153 cuidadores, entre o final de maio e início de junho na cidade. Testaram positivo 10 profissionais e 14 idosos.

A conduta rigorosa da Secretaria de Saúde junto às ILPIs visa proteger e proporcionar mais segurança às pessoas e familiares de idosos. Além das pessoas que trabalham com esse público mais vulnerável ao novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *