Novo trabalho do Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia online hoje

O Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia seu novo trabalho, ‘O Ponto do Canto’, nesta sexta-feira (26), às 20h. A apresentação online pode ser acompanhada pelo Instagram: @cbcaragua e Facebook: facebook.com/cbcaraguatatuba/ do grupo.

‘O Ponto do Canto’ é fruto de uma pesquisa minuciosa sobre o comportamento humano e sua influência na sociedade. A obra foi desenvolvida pelo Corpo de Baile durante o isolamento social para combate do coronavírus (Covid-19) e teve sua criação diretamente impactada pelo momento.

A diretora artística do grupo, Cristina Neves, afirma que o indivíduo vive em uma sociedade plural, com diversidades de raças, culturas, valores, conhecimentos, padrões sociais, estilos e maneiras de agir. Nesse contexto, a conduta humana acaba por ser influenciada diretamente por aqueles que se encontram ao seu lado, ou seja, na forma de vestir, ou nas ambições materiais e profissionais, ou nos lugares a frequentar.

“Vive-se em uma sociedade em que as ações individuais acabam por serem definidas não pela maneira individual de ver o mundo, mas pela forma que a sociedade quer que o mundo seja visto”, disse.

Segundo o sociólogo Émile Durkheim, um fato social está intimamente ligado à maneira de agir do ser humano, de forma que, desde a hora em que se acorda até a hora em que se dorme o indivíduo está praticando fatos sociais, seja acordando para ir para o trabalho, tomando café, ou até mesmo assistindo a televisão.

Eis, portanto, uma ordem de fatos que apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele. E é nessa dinâmica que o espetáculo foi desenvolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *