Ilhabela terá nova base de bombeiros para reforçar segurança em praias

A segurança em Ilhabela vai ganhar reforços com a construção de uma nova base para os bombeiros guarda-vidas e para o Pelotão de Bombeiros Náutico. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Toninho Colucci, que visitou o local da futura unidade na última semana, ao lado do comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), Tenente-Coronel Valdizar.

A nova estrutura visa reduzir o tempo de resposta em ocorrências no mar e em praias de difícil acesso, além de oferecer cobertura mais ágil ao canal de navegação e ao Porto de São Sebastião. A decisão estratégica se justifica, uma vez que a maior parte dos atendimentos do Pelotão Náutico de São Sebastião já ocorre em Ilhabela, que conta com mais de 40 praias.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

“Esta é mais uma conquista que demonstra nosso compromisso com a segurança e a vida. Estamos trazendo para Ilhabela uma estrutura que vai salvar vidas, com mais rapidez e eficiência. É fruto de união, planejamento e visão de futuro”, declarou o prefeito Toninho Colucci. O gestor agradeceu ainda a parceria com o Governo do Estado e o Corpo de Bombeiros.

A construção da nova base é vista como um avanço na história da segurança pública local. Em 2010, o município já havia conquistado a primeira base do Corpo de Bombeiros, uma medida que eliminou a necessidade de os profissionais atravessarem de balsa para atender emergências, o que comprometia a agilidade dos socorros.

O efetivo da nova base será composto por 5 bombeiros militares, que trabalharão em regime de 12×36, e 20 guarda-vidas voluntários contratados pela prefeitura para a segurança nas praias. No patrulhamento náutico, 14 bombeiros militares, em regime de 24×48, estarão prontos para atuar em resgates e salvamentos no mar. A prefeitura também será responsável por fornecer toda a infraestrutura para as equipes e os equipamentos, que incluirão viaturas e duas embarcações modernas, disponíveis 24 horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *