Uma história de sucesso na conservação marinha ganhou um novo capítulo. Um lobo-marinho-sul-americano, resgatado debilitado em Ilhabela, foi reavistado saudável em uma colônia reprodutiva da espécie no Uruguai. A identificação do animal foi possível por uma marca de despigmentação aplicada durante a reabilitação.
O animal foi reabilitado pelo Instituto Argonauta, em Ubatuba, e solto em outubro de 2024. Sua redescoberta a cerca de 1.800 km de distância é considerada um importante indicador técnico de sucesso no processo, já que o animal foi capaz de retomar seu deslocamento natural e reintegrar-se a uma colônia da espécie.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Lobo-marinho viajante
O jovem lobo-marinho (Arctocephalus australis) foi encontrado em maio de 2024 e levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta, tratado por uma equipe de biólogos, veterinários e oceanógrafos.
O reavistamento ocorreu em janeiro de 2025 na Ilha dos Lobos, no Uruguai, durante uma campanha de monitoramento populacional realizada pela Direção Nacional de Recursos Acuáticos (DINARA). Este registro foi comunicado recentemente pela Dra Sabrina Riverón, do Departamento de Mamíferos Marinhos desta Instituição.
Segundo o Instituto Argonauta, a redescoberta do animal em seu habitat natural é uma prova de que. recuperado, ele foi capaz de retomar seu deslocamento natural e se reintegrar a uma colônia. O caso também oferece uma contribuição científica valiosa para o conhecimento sobre a biologia e os padrões migratórios da espécie.
0 Replies to “Lobo-marinho resgatado debilitado em Ilhabela é encontrado em colônia natural no Uruguai”