Polícia Ambiental apreende armas durante Operação #DiadaÁgua

A Polícia Ambiental apreendeu armas dentro de área de proteção nesta quarta-feira (22). A Operação #DiaDaÁgua, batizada em referência ao Dia Mundial da Água, tem por objetivo fiscalizar e conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

A operação contou com mais de 1,2 mil policiais militares e 450 viaturas, bem como drones, que patrulharam áreas de preservação permanente e de proteção de mananciais. A finalidade, segundo a equipe, é evitar ocupações irregulares que colocam em risco a qualidade de vida, segurança e saúde pública da população local.

Por isso uniram a ação em campo com relatórios de inteligência gerados por imagens aéreas e de satélite.

água

Logo no primeiro dia da operação, equipes do Grupamento Tático Ambiental receberam uma denúncia de caça dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESMAR), no bairro Corcovado, em Ubatuba. Os policiais cercaram a área enquanto outra parte deles adentrou em trilhas.

De acordo com a Ambiental, andados três quilômetros em área de mata utilizando técnicas de rastreamento humano, localizaram uma pedra que servia de esconderijo aos objetos de caça. Os militares encontraram uma bolsa de couro contendo duas espingardas calibres 32 e 36. Logo depois, debaixo da vegetação havia mais uma espingarda calibre 22 e uma bolsa com diversos cartuchos e materiais utilizados na prática de caça ilegal.

Procurado pela justiça

Ninguém foi localizado no local e os militares seguiram para o Distrito Policial de Ubatuba para oficializar a apreensão dos objetos. Então receberam outra denúncia, de um procurado pela Justiça guiando um veículo de cor vermelha no Centro.

Os policiais abordaram o carro e confirmaram que o motorista possuía um mandado de prisão expedido em 11 de abril de 2019 pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por tráfico de drogas. O homem foi levado ao Distrito Policial e ficou à disposição da Justiça para cumprimento de pena.

Dia Mundial da Água

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em um esforço global de colocar em destaque a importância vital dos recursos hídricos e incentivar sua preservação e proteção dos mesmos.

A água potável é um recurso fundamental para a vida humana e para o equilíbrio do meio ambiente. Portanto, a conservação das nascentes e das matas ciliares são imprescindíveis para garantir sua disponibilidade para as presentes e futuras gerações. Além disso,  atentar-se ao uso e reuso consciente da água, a reciclagem, o descarte correto do lixo, o respeito às regiões de mananciais.

One Reply to “Polícia Ambiental apreende armas durante Operação #DiadaÁgua”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *