Litoral Norte fica debaixo d´água após fortes chuvas na madrugada; criança morre em Ubatuba

As cidades do Litoral Norte foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram durante a madrugada deste domingo. Famílias estão desabrigadas e as prefeituras fazem atendimentos em diversos bairros. Uma criança de sete anos teria morrido em Ubatuba.

Em São Sebastião, além de casos de alagamento, há trechos com quedas de barreiras e em alguns locais falta energia.

Litoral Norte debaixo d´água (Foto: Redes sociais)

Durante a madrugada, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, decretou estado de calamidade pública após o município registrar quase 700 milímetros de chuvas  em Juquehy e Barra do Una. “Estamos vivendo um momento caótico em todo o município. Na Topolândia tem casas que estão entrando em colapso”, avisou em sua live.

Não há registro de óbito, mas ele já anunciou o cancelamento do Carnamar, que aconteceria agora pela manhã, assim como os bailes de carnaval da matinê e noturnos.

Chuvas em Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, moradores postaram vídeos de bairros alagados, com carros cobertos até o teto. A cidade está em Estado de Atenção desde a madrugada deste domingo (19) devido às fortes chuvas que caíram na cidade. Em apenas 12 horas o acumulado registrado foi de 232 milímetros de água, o equivalente a 232 litros por metro quadrado. Até o momento, a Prefeitura está com 15 pessoas acolhidas e 44 desalojadas que foram para casa de parentes.

Conforme a Defesa Civil, nas últimas 72 horas, o volume de chuvas foi de 250 mm, sendo a média climatológica para todo o mês de fevereiro de 287,4 mm.

Toda a equipe da Prefeitura que compõe o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em atendimento seja com remoção de famílias em áreas alagadas ou em suporte àquelas já removidas.

chuvas
Litoral Norte debaixo d´água (Foto: redes sociais)

Até o momento houve atendimento nos bairros das regiões Norte, Centro-Norte, Sul, além do bairro Rio do Ouro.

A Sabesp informa que todo sistema de água está em funcionamento com volume reduzido. Especificamente no bairro Rio do Ouro onde a chuva prejudicou o sistema de água, há um caminhão à disposição para ajudar no que precisar.

A Concessionária Tamoios fechou o acesso da antiga serra da Rodovia dos Tamoios devido ao volume de chuvas que ultrapassou a marca dos 100 mm. Agora , foi implantada a operação Pare e Siga nos tuneis, onde é feito comboio para subida e descida dos veículos para nova serra.

A Prefeitura de Caraguatatuba esclarece que as festividades de Carnaval deste domingo (19) estão adiadas.

O prefeito Aguilar Junior está nas ruas onde acompanha os atendimentos nos locais mais atingidos. Ainda nesta manhã recebeu ligação do Governo do Estado, através do secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, que colocou toda estrutura do Estado à disposição do município.

Estragos das chuvas em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba atualizou, na manhã deste domingo, a situação dos serviços na cidade após as chuvas intensas. De acordo com a Defesa Civil, a chuva provocou interdições em trechos da rodovia Rio- Santos nos dois sentidos, devido a uma queda de barreira, bloqueando a pista.

chuvas
Litoral Norte debaixo d´água (Foto: redes sociais)

Alguns pontos da cidade também estão alagados, como na região sul, Sertão da Quina, nas ruas e no bairro da Maranduba. A estrada do Rio Escuro e Monte Valério está com tráfego proibido de veículos pesados.

Há informações de que uma pedra teria rolado sobre uma casa no bairro Estufa 2 e matado uma criança de sete anos, mas até o momento não houve confirmação por parte da prefeitura. Segundo informações, ela morava na casa com os pais e o acidente teria ocorrido por volta das 2 horas da madrugada.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela informa que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), colocou a Região Sul de Ilhabela em estado de atenção devido a forte chuva (336mm), que acometeu a cidade nas últimas horas.

chuvas
Litoral Norte debaixo d´água (Foto: redes sociais)

A Defesa Civil da cidade está na região atendendo às ocorrências, com muitas quedas de galhos e postes da rede elétrica e segue monitorando as áreas de risco. O transporte público da Barra Velha ao Borrifos está fora de operação e sem previsão de normalização pedimos para que as pessoas evitem sair de casa se puderem. No restante da cidade as linhas de ônibus estão normalizadas.

O abastecimento de água na cidade está interrompido e a administração pede para a população e visitantes evitarem o desperdício de água até a normalização do sistema.

A programação de Carnaval com Marchinhas e o Banho da Dorotéia marcado para essa tarde está cancelado. Até o momento a programação noturna do Carnaval está mantida.

 

Confira alguns vídeos publicados nas redes sociais

 

 

Confira abaixo algumas imagens

 

6 Replies to “Litoral Norte fica debaixo d´água após fortes chuvas na madrugada; criança morre em Ubatuba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *