Tamanduá-mirim dependurado em poste de luz é resgatado em Caraguatatuba

Um tamanduá-mirim foi resgatado, na tarde desta sexta-feira (10), depois de ficar dependurado em um poste de luz dentro de uma residência. O caso inusitado aconteceu no bairro Gaivotas, em Caraguatatuba.

Segundo a Polícia Ambiental, que utilizou técnicas de manejo e captura no salvamento, o animal silvestre estava bem de saúde e sem ferimentos, apesar do susto. Ele foi solto na ata, em seu habitat natural.

O tamanduá-mirim

tamanduá-mirimO tamanduá-mirim é considerado um mamífero de porte médio, seu corpo varia entre 47 e 77 cm e com uma cauda de 40 a 68 cm e o peso em torno de 7 kg.

Eles possuem focinho alongado, tubular e sem dentes. Sua língua longa e extensível é adaptada para alimentação. Com ela capturam formigas e cupins, com auxílio de sua saliva pegajosa.

Os animais usam suas garras dianteiras grandes para abrir os cupinzeiros e formigueiros, podendo também usá-las para se defender.

Seus membros anteriores são robustos e cada um apresenta quatro dedos com garras recurvadas, referenciadas em seu nome científico: Tamandua tetradactyla, ou seja, um tamanduá de quatro dedos.

Já os membros posteriores possuem cinco dedos com garras menores. Sua cauda é preênsil, com capacidade de se agarrar a estruturas. No entanto, o tamanduá-mirim possui visão e audição pouco desenvolvidas, mas compensa com o seu olfato bem apurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *