No Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, a aldeia Rio Silveiras, em São Sebastião, realiza um festival para apresentar suas tradições, preservar e valorizar a cultura dos povos originários.
Com realização da prefeitura, o evento é aberto ao público e segue até 21 de abril, das 9h às 17h, na aldeia, localizada no bairro Boraceia. A programação conta com apresentações de dança, demonstrações de arco e flecha, pintura corporal, cantos de agradecimento na Casa de Reza, exposição de artesanatos produzidos pelos indígenas da aldeia, explicação de plantas nativas e comidas tradicionais da cultura Guarani.
Além das atividades do festival, os visitantes terão a oportunidade de explorar as trilhas e cachoeiras presentes na reserva indígena, proporcionando uma experiência mais completa e imersiva na cultura e na natureza local.
Para agendamento, é necessário entrar em contato diretamente com o Cacique Adolfo, por meio do telefone (11) 94231-7570.
Aldeia Rio Silveiras
A reserva indígena Rio Silveiras fica na Avenida Tupi Guarani, Boraceia, na Costa Sul de São Sebastião. A aldeia abrange uma área de 8.500 hectares e é lar de aproximadamente 960 indígenas, divididos em cerca de 160 famílias, sob a liderança do cacique Adolfo Timóteo e do vice-cacique Mauro Samuel.