A aldeia Rio Silveira, em São Sebastião, vai receber a primeira clínica odontológica do mundo construída dentro de um grupo indígena. Viabilizada pela ONG Doutores da Amazônia, a unidade de saúde será inaugurada neste sábado (26).
A clínica atenderá gratuitamente cerca de mil indígenas do povo Guarani, que, até então, não tinham acesso a tratamentos bucais especializados. Serão realizados tratamentos de canal, próteses, cirurgias, e reabilitações com fluxo digital. Haverá atendimento duas vezes por semana, conduzido por especialistas.

O projeto, que também conta com apoio de voluntários, atua sem fins lucrativos. O objetivo é garantir acesso contínuo a tratamentos odontológicos, simples e complexos. Isso permite que os povos indígenas brasileiros não precisem se deslocar para centros urbanos.
A empresa Dentsply Sirona, fabricante de insumo odontológicos, está custeando a obra. Também fornecendo os equipamentos e apoiando a contratação da equipe técnica. A estrutura física foi cedida pelo cacique Adolfo Timóteo e pela própria comunidade.
A ONG Doutores da Amazônia atua junto a comunidades ribeirinhas e indígenas através de expedições humanizadas, que oferecem atendimentos odontológicos e médicos especializados. A equipe já atendeu 38.738 pessoas na área de odontologia e 48.912 em diversas especialidades médicas.
De acordo com pesquisas da ONG, 95% dos pacientes atendidos nunca haviam recebido atendimento odontológico ou oftalmológico especializado e 80% apresentavam problemas de saúde bucal. Além disso, 75% dos indígenas com problemas de visão receberam óculos gratuitos.
A reserva indígena Rio Silveira fica na praia de Boraceia. A aldeia abrange uma área de 8.500 hectares e é lar de aproximadamente 160 famílias, sob a liderança do cacique Adolfo e do vice-cacique Mauro Samuel.