Cayarí, multiartista originária que já participou de diversos projetos no Litoral Norte, está lançando single com influência afro-indígena e reggae acústico nas plataformas digitais. A música, intitulada ‘Meu Natural’, destaca-se por exaltar o feminino e os quatro elementos da natureza. Cayarí compõe na língua indígena Pataxó, homenageando e celebrando a herança de seu povo.
A artista, descendente de indígenas, é atuante na música, teatro, apresentação e narração. O desejo de compor uma música que celebrasse o feminino, suas raízes e a natureza sempre existiu para Cayarí. No entanto, a inspiração veio ao assistir a um documentário sobre mulheres rastafari. Segundo ela, ao ouvir a frase replicada por uma das irmãs (atribuída a diversos autores): “educas um homem, educas um indivíduo, educas uma mulher e educarás uma nação”, a música nasceu.
“É com muito amor e gratidão a todas as mulheres presentes em minha vida, que me auxiliaram a me enxergar como uma rainha, que compartilho esta canção”, declara Cayarí. Para ela, ‘Meu Natural’ é mais do que uma música; é uma celebração de identidade, cultura e a força inerente do feminino e da Natureza.
A jornada da multiartista Cayarí
Nascida em Vitória da Conquista, na Bahia, a cantora começou sua jornada musical aos nove anos, revelando um dom natural para cantar e compor. Sua trajetória incluiu a formação de sua primeira banda, em 2011, onde mergulhou em músicas cover, pavimentando o caminho para futuros projetos.
Em 2014, se aprofundou no mundo do rap, influenciada por um amplo repertório musical que abrangia rock, soul, R&B e pop. Esse período enriqueceu seu conhecimento e técnica, permitindo-lhe compor em três idiomas: português, inglês e patxohã, uma homenagem à sua ascendência indígena.
Então, em 2018 com o crescimento de sua carreira Cayarí se mudou para São Paulo, destacando-se em pocket shows em batalhas de rima. No ano seguinte, além das performances, participou de projetos com artistas renomados da cena da capital.
Já 2020 foi marcado por colaborações na música, fotografia e marcas da cultura underground. Durante a pandemia, adaptou-se, realizando lives no YouTube, Facebook e Instagram, além de conduzir um programa semanal de entrevistas no seu Instagram.
De 2022 para cá, Cayarí continuou a expandir sua carreira, tanto como cantora quanto como atriz, atuando em algumas produções. Além disso, sua música encontrou seu caminho para trilhas sonoras de projetos cinematográficos.
Em paralelo, ela participou de eventos de grande destaque, incluindo o Festival Indígena de São Sebastião, Mundo Sol Festival, o Festival Indígena de Bertioga, o Acampamento Terra Livre em Brasília e o Aragwaksã Pataxó em Porto Seguro.
Recentemente, Cayarí se tornou embaixadora da plataforma de metaverso octaEra, conectando usuários a povos indígenas globalmente.