Pedra da Freira: a lenda sobre amor e morte que cerca a praia paradisíaca

A praia da Pedra da Freira é um local cercado de mistérios, bem perto do centro de Caraguatatuba. O nome oficial é Praia do Garcêz, sobrenome da primeira família a morar no local, mas a lenda acerca da pedra rebatizou a praia.

O acesso à praia é no Camaroeiro, por onde se segue a pé por uma trilha com degraus de pedra. São poucos minutos de caminhada até a pequena faixa de areia clara e a formação rochosa que inspirou o nome do lugar, que de fato lembra uma freira ajoelhada e seu hábito esvoaçante.

Pedra da Freira lembra a mulher com seu hábito esvoaçante (Foto: Nova Imprensa)

Lenda da Pedra da Freira

A lenda da Pedra da Freira é uma das mais conhecidas em Caraguatatuba. A história é sobre uma mulher que vivia no Convento das Carmelitas, localizado próximo à praia de Tabatinga.

Contam os antigos que a freira tinha uma beleza encantadora e sonhava em se casar, mas suas convicções religiosas a impediam de realizar esse desejo. Um dia, ela conheceu um jovem marinheiro por quem se apaixonou perdidamente. Os dois começaram a se encontrar secretamente e viver um romance proibido.

No entanto, a freira vivia em constante conflito entre seus votos religiosos e seu amor pelo marinheiro. Sentindo-se culpada e angustiada, ela decidiu colocar um fim ao relacionamento e procurou a ajuda de um monge na busca de redenção.

O monge aconselhou a freira a subir a montanha e se lançar no abismo, como uma forma de expiar seus pecados e evitar viver uma vida de pecado e tentação. Devastada, a freira seguiu o conselho e se jogou do alto da pedra, encontrando a morte no abismo abaixo.

Desde então, acredita-se que o espírito da freira vive na Pedra da Freira e é vista por algumas pessoas ao anoitecer. Além disso, há relatos de sons estranhos e sensações de presença na região da pedra, criando uma aura de mistério e ocultismo ao redor dessa lenda.

Pedra da Freira
Praia tem águas tranquilas e é ideal para ir com crianças (Foto: Nova Imprensa)

Outra versão

A família Garcêz, que há 50 anos mora e preserva o local, conta que a tal freira era apaixonada por um pescador e todos os dias o esperava regressar do mar com seus peixes. Mas um dia, ele não voltou da pescaria e ela teria virado pedra de tanto esperar o retorno de seu amado.

A lenda da Pedra da Freira é considerada parte do folclore local e atrai curiosos e entusiastas de histórias sobrenaturais. Mesmo que seja apenas uma lenda, ela contribui para a cultura e história de Caraguatatuba, tornando-se parte do seu patrimônio cultural e turístico.

Apesar do teor trágico da história que permeia o lugar, a praia oferece águas tranquilas, sem formação de ondas, ideal para famílias e crianças pequenas, e também para passeios de caiaque.

Pela manhã, com a maré baixa, é possível ainda acessar as pedras que formam pequenas piscinas naturais. E para completar o cenário, há ainda uma casinha na árvore no canto da praia, onde os visitantes podem passar a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *