O tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina, garantiu a sonhada vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris. O atleta de Maresias, em São Sebastião, conquistou neste domingo (3) o título do ISA Games, em Porto Rico, e contou com uma improvável combinação de resultados para garantir a participação na França.
Na bateria decisiva do torneio, Medina encarou Ramzi Boukhiam (Marrocos), Kauli Vaast (França) e Joan Duru (França). Ele entrou na água precisando vencer e torcendo para que os franceses terminassem a bateria em terceiro e quarto colocados.
Assim, Ramzi Boukhiam se tornou peça fundamental, já que precisava ficar em segundo. Com o somatório de 16.40 pontos, o brasileiro dominou as ações, garantiu a liderança e conquistou o título torneio.
Ele vai competir com mais dois atletas brasileiros da categoria: o ubatubense Filipe Toledo e o carioca João Chianca, que se classificaram via ranking do Mundial de Surfe (WSL) no ano passado.
No feminino, a gaúcha Tatiana Weston-Webb – já classificada para Paris – foi vice-campeã do ISA Games, posição suficiente para garantir a terceira vaga, do país, que será de Luana Silva, filha de brasileiros, nascida no Havaí.
Os jogos olímpicos de 2024 serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto em vários locais ao redor de Paris, como Les Yvelines, Hauts-de-Seine, Seine-et-Marne e Seine-Saint-Denis. O maior evento esportivo do mundo retorna à capital francesa após 32 anos, espera receber cerca de 10,5 mil atletas em 32 modalidades de competição, além de 10 milhões de espectadores presenciais.