Após se afastar do surfe para cuidar de sua saúde mental, o bicampeão mundial, Filipe Toledo, acaba de anunciar seu projeto para iniciar crianças no esporte em sua terra natal. O Instituto FT77 fica na Praia Grande de Ubatuba e visa proporcionar mais oportunidades, visibilidade e inserção para crianças e adolescentes carentes da região.
O IFT77 contará com dois projetos iniciais: o Projeto Social, que contará com 60 atletas de 12 a 16 anos, com seletivas feitas por meio de edital; e o Projeto Alto Rendimento, que contará com 16 atletas – sendo oito vagas para a categoria masculina e oito para feminina -, entre 12 a 16 anos, com seletivas através de indicação do trabalho realizado pela Effect Surf Coaching, e também em parceria com o projeto Circuito Estudantil, da associação Ubatuba de Surf.
A sede está localizada em conjunto com a loja oficial Filipe Toledo Surf Store e será inaugurada em breve. A associação sem fins lucrativos visa transformar a vida das pessoas através do surf e tem como missão formar, capacitar e apoiar talentos da nova geração do esporte nas competições regionais, nacionais e internacionais, além de maximizar o alto rendimento na modalidade através da equipe multidisciplinar, auxiliar e gerenciar projetos do terceiro setor e promover a inclusão social e a preservação das praias locais.
“O nosso maior objetivo é ter o esporte como uma ferramenta de inclusão social e agente transformador na vida dessas pessoas, colaborar com a educação e crescimento profissional e pessoal, além de promover a sustentabilidade e a construção de valores na prática esportiva. Temos uma equipe muito capacitada para conseguirmos apoiar a nova geração do surf em competições do mundo a fora”, declara Filipe.
Este não é o primeiro projeto social que Filipinho realiza na cidade de Ubatuba. O surfista também é padrinho do Projeto Namaskar, que oferece educação através de oficinas e cursos, com acompanhamento social, psicológico, cuidados com a saúde e serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O Namaskar conta com oficinas de yoga, ballet, surfe, teatro musical, violão, bateria, futebol, entre outros. O atleta também é fundador da sua própria escola de surf, a Filipe Toledo Surf School, que busca desenvolver atletas da categoria de base, na Praia Grande, e promove o campeonato Kid’s On Fire, com o intuito de fomentar o esporte no Litoral Norte, contemplando atletas de 10 a 16 anos de todo o Brasil.
O melhor do mundo
Aos 28 anos, Filipinho é um dos principais surfistas do mundo. Desde os 16 anos na elite do surfe mundial, é o terceiro atleta com mais etapas vencidas (17) em atividade no mundo. Em 2023, após um ano brilhante, se tornou o primeiro brasileiro a ser bicampeão mundial de forma consecutiva. Além do show que dá surfando, ele transcende ao fortalecer a cultura do esporte, apoiando a educação e inspirando as próximas gerações.
Como um empreendedor, anunciou sua parceria com a Beyond The Club, um clube exclusivo com praia e ondas perfeitas para o surf, além de ser sócio da Pasokin, primeira e única marca de paçoquinha produzida nos Estados Unidos e também da Let ‘s Poke, rede de culinária havaiana, com o intuito de espalhar a cultura local pelo Brasil. Recentemente, lançou a Ecoboard FT77, a primeira prancha 100% reciclável do mundo, visando trazer acessibilidade, performance e acessibilidade em um mesmo produto. Além disso, Filipe faz parte do squad BB, o time de atletas e influenciadores patrocinados pelo Banco do Brasil.