Macaco é resgatado em cativeiro na casa de suspeito de homicídio

Durante o cumprimento de um mandado de prisão por homicídio, a Polícia Civil se deparou com um macaco em cativeiro na casa do suspeito, no bairro Travessão, em Caraguatatuba. A equipe da Polícia Ambiental foi chamada para apoio e identificaram o Sagui-de-tufo-branco, bastante agitado e preso em uma gaiola, no fim da tarde desta sexta-feira (9).

O proprietário do animal confessou que não possui autorização para criação. Segundo ele, o sagui apareceu na sua residência debilitado e após realizar os cuidados, o manteve em cativeiro. A polícia elaborou o auto de infração e o acisado deve pagar multa de R$ 500 por manter espécie nativa em cativeiro sem autorização.

Utilizando técnicas de captura e manejo de animais silvestres, o macaco foi contido e destinado ao CETAS de Lorena, onde vai receber por cuidados médicos.

Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Macacos sagui

O sagui-de-tufo-branco, também genericamente designado massau, mico, saguim, sauí, sauim, soim, sonhim, tamari e xauim, é uma espécie de macaco de pequeno porte. Originário do Nordeste do Brasil, vive bem na Mata Atlântica, e atualmente é encontrado também em partes das regiões Sudeste e Norte, além de criado em cativeiro em diversos países.

Os machos de sagui-de-tufo-branco são ligeiramente mais leves que as fêmeas. Sua pelagem é estriada na orelhas e manchada de branca na testa. A coloração geral do corpo é acinzentada-clara com reflexos castanhos e pretos. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.

São onívoros e alimentam-se de sementes, flores, frutos, néctar, artrópodes, moluscos, filhotes de aves e mamíferos, anfíbios e pequenos lagartos. São também especialistas em goivagem, ou seja, escavam buracos nas árvores que produzem goma, que é sua base alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *