Um tucano foi encontrado debilitado na ciclovia da Praia do Aruan, em Caraguatatuba, nesta segunda-feira (9). O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu a denúncia e ao chegar ao local, avistou o animal com traumas e lesões. Após avaliação, foi constatado que não apresentava risco de saúde pública à população e a ave passou aos cuidados do Instituto Argonauta.
A equipe de caraguá levou o tucano para atendimento na base de apoio em São Sebastião, onde os ferimentos serão avaliados em exames mais detalhados. Segundo o Argonauta, quando ele for estabilizado, será encaminhado para a destinação mais adequada na natureza.
O Instituto Argonauta é especializado na fauna marinha, mas eventualmente fornece suporte para o atendimento de animais da fauna silvestre terrestre, que posteriormente são encaminhados para outras instituições responsáveis por esses grupos.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou (12) 99705.6506. E (12) 99785.3615 para WhatsApp.