Cerca de 270 famílias desabrigadas voltam para casa após tragédia em São Sebastião

Um mês depois da chuva que devastou São Sebastião, no dia 19 de fevereiro, cerca de 270 famílias desabrigadas poderão retornar para casa. A avaliação foi feita pela Prefeitura e por uma força-tarefa da Defesa Civil, depois de avaliações que apontaram que não há mais risco de retorno imediato das pessoas. A tragédia deixou 65 mortos e milhares de desabrigados na região.

A liberação das unidades classificadas como Setor de Monitoramento Intensivo (SMI), identificadas com adesivo amarelo, levou em conta a análise de informações técnicas, como o monitoramento dos acumulados de chuva e condições meteorológicas.

O acompanhamento e atendimento social das famílias seguem sendo realizados pelas equipes da Prefeitura, governo estadual e demais parceiros que ajudam neste momento de crise humanitária e de reconstrução do município.

Interdições

O primeiro relatório parcial produzido por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) resultou na interdição de aproximadamente 600 imóveis.

Até o momento, no bairro Itatinga, foram 85 casas, das quais 30 tiveram que ser interditadas temporariamente, 45 classificadas como monitoradas e outras 10 interditadas de forma definitiva (9 já foram desmontadas por meio da Operação Desmonte).

Ainda na região central, foram interditadas 16 residências, incluindo 9 interdições temporárias, 6 classificadas como monitoradas e 1 interdição definitiva.

Já na Costa Sul, o estudo identificou que cerca de 500 moradias precisaram ser interditadas, abrangendo os três níveis de classificação. Na Vila Sahy, o epicentro da tragédia, foram identificadas pelo menos 70 residências com recomendação de interdição definitiva, sendo que 12 dessas já foram desmobilizadas pela prefeitura. Outras 145 interdições temporárias e 70 monitoradas foram registradas no local.

Segundo a Defesa Civil, os demais imóveis foram identificados nos bairros de Juquehy, Toque-Toque Grande, Cambury e Baleia. As equipes técnicas continuam realizando estudos e outras áreas estão sendo mapeadas. Até o momento, foram interditadas definitivamente (adesivo vermelho) 123 casas, 208 foram interditadas temporariamente (adesivo laranja) e 272 estão em monitoramento (adesivo amarelo).

Novas moradias para as famílias desabrigadas

A Prefeitura, em parceria com os governos estadual e federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, estima a construção de mais de 900 imóveis, entre casas e prédios de até quatro andares, destinados às famílias que perderam suas casas na tragédia.

Das 11 áreas já indicadas pela administração municipal, ao menos três estão em fase de terraplenagem, nos bairros da Topolândia e Vila Sahy. Segundo a gestão estadual, as primeiras unidades habitacionais devem ficar prontas em até 150 dias.

Conjunto habitacional em Bertioga

Durante esta semana, famílias que ficaram desabrigadas devido às chuvas e foram acomodas em hotéis e pousadas da região começaram a ser transferidas para o Conjunto Habitacional Caminho das Flores, localizado no bairro Quaresmeira, em Bertioga. A medida foi tomada em caráter emergencial e deve beneficiar cerca de 1,2 mil pessoas.

Segundo informações do governo de São Paulo, a intenção é que essas pessoas permaneçam em Bertioga pelos próximos oito meses, enquanto a construção das novas moradias em São Sebastião estiver em andamento. Até o final desta semana, cerca de 60 famílias seguem para a nova residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *