Ilhabela recebe última apresentação do espetáculo “Desde que o tango é tango”

Após quatro apresentações emblemáticas em Ilhabela, incluindo uma na comunidade tradicional caiçara de Castelhanos, o espetáculo “Desde que o tango é tango” chega ao espaço Cultural Pés no Chão, neste sábado (18) às 20h. A apresentação é gratuita.

Símbolo ancestral da cultura argentina, o tango está também no imaginário coletivo brasileiro. A proposta é percorrer, de forma leve e descontraída, a história e a força do tango – que possui no país de origem o mesmo impacto do samba ou MPB no Brasil. A obra tem aproximadamente 60 minutos de duração e conta, em cena, com o ator Fabio Ronzano e com o músico Mauricio Jara – ambos argentinos radicados em Ilhabela –, além de duas outras participações especiais. Um sistema de projeção com conteúdo audiovisual (gravado no Brasil e na Argentina) completa a apresentação, com intuito de transportar o público no tempo e no espaço.

Além de contribuir para a formação de plateia de teatro em Ilhabela e de democratizar o acesso à cultura, o projeto teve uma oficina presencial, com duração de duas horas, para alunos e docentes do arquipélago. Ministradas pelo dramaturgo do projeto, Fabio Ronzano, e pela produtora executiva, Maristela Colucci, as aulas foram voltadas para a turma do “Clube de Teatro”, da Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos e para alunos do curso de teatro do Espaço Cultural Pés no Chão, instituição que há duas décadas trabalha com inclusão social de jovens de Ilhabela.

“Por meio da minha própria história, que perpassa a do tango, a missão é trazer elementos criativos, emocionais e, ao mesmo tempo, dinâmicos para mergulhar nesse gênero emblemático e reconhecido globalmente. Nossa expectativa é transportar as pessoas para Buenos Aires de diversas épocas através da arte”, afirma Fabio.

Tango e história

O ator e dramaturgo argentino responsável pelo projeto lança mão de suas histórias de vida, entre saborosos relatos e lembranças de uma infância guiada por pais amorosos que sempre que ouviam um tango no rádio punham-se a bailar – tendo-o como único espectador. A proposta de concepção visa um espetáculo leve e informativo, ora emotivo, ora engraçado, no qual a história do tango será mesclada com a história de vida de seu protagonista.

Ciente de que o espetáculo deve ser 100% dinâmico para manter pulsante o interesse de um público em sua grande maioria local (e, portanto, adentrando em uma cultura que não é a dele), o dramaturgo traz passagens de sua infância proletária, adolescência e vida adulta em Buenos Aires – onde nasceu e viveu até os 31 anos – para aproximar-se de seus espectadores, fazendo paralelos e analogias com a história do tango.

Fabio conduzirá o público por essa história, em um espetáculo sensível, simples e profundo ao mesmo tempo, acompanhado pelo piano do virtuose Mauricio Jara.

Descontraidamente, o ator fará com que a plateia descubra a profundidade e os meandros do tango, escondidos atrás do idioma, da mesma forma que ele próprio passou a ter outra compreensão das obras de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elis Regina, João Gilberto e tantos outros ao se mudar para o Brasil e aprender a falar português.

O projeto é viabilizado pelo financiamento da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ilhabela, por meio do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) e tem realização da Cia Ilhôa de Teatro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *