Famílias atingidas pela catástrofe recebem chaves de apartamentos em Bertioga

Começou, nesta segunda-feira (13), a transferência de 37 pessoas de dez famílias atingidas pela tragédia do dia 19 de fevereiro para o Conjunto Habitacional Caminho das Flores, em Bertioga. Até o final desta semana, outras 60 famílias seguem para a nova residência.

A medida faz parte da cessão de 300 unidades habitacionais em parceria com a entidade Frente Paulista de Habitação Popular do Estado, que serão disponibilizadas por oito meses às vítimas das chuvas que afetaram o município. A ação foi tomada em caráter emergencial e deve beneficiar cerca de 12 mil pessoas.

Desde o início da manhã de segunda-feira, o trabalho foi para a retirada dos móveis de algumas casas e a entrega no novo endereço. O primeiro a receber as chaves foi o construtor Elmo Teixeira de Oliveira, 52 anos, juntamente com sua esposa, a doméstica Maria do Espírito Santo da Silva Soares, 47 anos.

Ainda lembrando da catástrofe, os dois acompanharam a retirada dos móveis e a esperança da chegada em um novo lar. “Vai ser um recomeço para a gente. Vamos nos adaptar à mudança”, disse Oliveira, que há 24 anos morava na Vila Sahy. “Vamos conseguir. Ao menos estamos todos vivos”, acrescentou, recordando da noite em que precisou pular muros com a esposa e o filho. “Deus nos deu uma nova oportunidade e só tenho a agradecer”, disse ao receber as chaves do imóvel.

Quem também chegou em Bertioga foi o caseiro José Marcio Silva Nascimento, 45 anos, casado e pai de dois filhos, sendo um no segundo ano e o outro que entrou na faculdade este ano. “Viemos porque era a solução e ficar muito tempo em uma pousada estava cansativo. Inicialmente, vamos ficar um pouco na casa do patrão e outros dias vir para cá até definir a questão da escola do meu filho mais novo”, contou ele que trabalha na Praia da Baleia.

Na segunda, também foi dia de visita aos apartamentos cedidos pelo governo do Estado e o auxiliar de serviços gerais, Gilmar Santos Nascimento, 45 anos, foi com a esposa verificar o espaço. “Nós estamos na casa dos sogros e minha casa será desmontada. “Viemos ver o apartamento e é bem melhor do que imaginávamos”, disse ele que agora vai conversar com a esposa sobre a possível mudança”.

A prefeitura de São Sebastião disponibilizou caminhões para que os moradores pudessem levar seus móveis para a nova moradia. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação essas famílias devem permanecer nos apartamentos pelos próximos oito meses, enquanto viabiliza a construção de unidades permanentes em São Sebastião, conforme o planejamento do Governo de São Paulo.

O prefeito Felipe Augusto agradeceu o apoio do governador Tarcísio de Freitas que, além desses apartamentos, anunciou a assinatura de contrato para início imediato da construção de mais de 500 apartamentos no bairro da Baleia Verde, na Costa Sul.

“Assinamos contratos de construção desses primeiros apartamentos. A ideia é que eles sejam construídos com tecnologia modular para comprimir o tempo de construção”, afirmou Tarcísio de Freitas.

A previsão é de que as moradias possam ser entregues em até 150 dias após o início das obras, que envolvem implantação de infraestrutura, estabelecimento das fundações das edificações e construção das lajes.

“Queremos entregar esses apartamentos com os eletrodomésticos doados pela iniciativa privada, microondas, geladeira e fogão. Isso vai dar esperança para aquelas pessoas que perderam tudo”, destacou o governador.

Cada uma das 300 unidades de Bertioga tem área útil de 43,23 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Também contam com piso cerâmico em toda edificação, azulejo no banheiro e na cozinha, sistema individualizado de consumo de água, gás e eletricidade.

2 Replies to “Famílias atingidas pela catástrofe recebem chaves de apartamentos em Bertioga”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *