Secretária de Turismo de Ilhabela assume pasta estadual do setor

A secretária de Turismo de Ilhabela, Luciana Leite, deixou o comando da pasta nesta segunda-feira (23) para assumir a secretaria executiva da pasta de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo. Harry Finger, atual secretário de Esporte e Lazer de Ilhabela, assumiu o comando da maior secretaria do arquipélago.

A divulgação do nome ocorreu nesta manhã durante um café de despedida. O encontro reuniu todos os secretários da administração municipal e alguns convidados.

O prefeito Antônio Colucci enalteceu o trabalho de Luciane à frente da secretaria e os números positivos alcançados. “Quando a convidei para assumir a pasta que é responsável pela nossa principal indústria, tinha a certeza de que fazia a coisa certa. Os números não mentem, Ilhabela voltou a ser destaque no cenário mundial da forma que merece”, destacou.

O secretário de Governo, Cezar De Tullio, também falou sobre a ida de Luciane para o Governo do Estado. “O governo de São Paulo ganha uma pessoa com experiência e que saberá olhar por Ilhabela, um dos principais destinos turísticos do Estado”.

Luciane Leite falou da conexão com o arquipélago e com a satisfação de “dever cumprido”. “Quando assumi a secretaria, o prefeito me entregou em mãos o seu programa de governo e eu fiz questão de conhecer de perto cada canto da cidade, cada trilha, para planejar e executar as ações conforme nos foi solicitado. Saio com a certeza de que fizemos a coisa certa e de que deixamos uma secretaria realmente integrada com as demais pastas, da forma que deve ser. Vou embora de Ilhabela, mas Ilhabela está em mim”.

Resultados

Além das especificações do Plano de Governo, Luciane aponta os investimentos em estruturação do destino, qualificação, segmentação da oferta e diversificação de experiências como fatores preponderantes aos resultados positivos obtidos em sua gestão.

Dados do Observatório Municipal de Turismo revelam que em 2022, a cidade obteve a melhor ocupação hoteleira dos últimos sete anos, com média de 72,44%. Ilhabela recebeu 1,8 milhão de visitantes, o que significou aumento de 9,85% comparado a 2021 e 3,63% em relação à 2019.

A mudança de paradigma, divulgando Ilhabela também como destino de natureza e não apenas de sol e praia, pode ser sentida nos números de visitantes no mês de julho, “baixa temporada”, com 160 mil pessoas no ano passado, o que representa um aumento de 23% na taxa de ocupação hoteleira se comparado ao mesmo período em 2021.

Os resultados apontam ainda o aquecimento da economia local, com faturamento de R$ 178 milhões no ano passado, perfazendo um percentual 19% maior que 2021 e 62% acima de 2019. Os reflexos positivos alcançam ainda a arrecadação, que subiu 18,63%. A projeção é ainda maior se comparada a 2019, 66,19%.

Novo secretário

Harry Finger, que já esteve por cinco anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela no primeiro mandato do prefeito Colucci, agradeceu a confiança do prefeito e falou das expectativas de estar novamente à frente da pasta.

“É uma missão muito difícil suceder a Luciane, mas aceitei o desafio e agradeço a confiança do prefeito Toninho Colucci. Vamos dar continuidade ao trabalho e contar com o apoio de todos os colegas e equipe”, declarou.

Ele também segue interinamente responsável pela pasta de Esporte e Lazer.

2 Replies to “Secretária de Turismo de Ilhabela assume pasta estadual do setor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *