Citronela Doc: festival de documentários começa hoje em Ilhabela

Começa nesta sexta-feira (4) a segunda edição do Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela, no Centro Cultural Waldemar Belisário, na Vila. O evento tem programação gratuita e duração de três dias no formato presencial – de 4 a 6 de novembro de 2022 –  e de uma semana, no formato online – de 4 a 10 de novembro, pela plataforma digital de streaming Todesplay.

Serão exibidos 15 títulos, reunindo oito longas e sete curtas-metragens, lançados em 2021 e 2022. Realizadores e representantes dos filmes marcam presença no festival, participam de conversas com o público após as projeções e integram mesas de debate.

Um dos grandes destaques da programação é “O Território”, vencedor do prêmio de público e do prêmio especial do júri na competição internacional de documentários do prestigioso Festival de Sundance, evento norte-americano criado pelo ator Robert Redeford.

Produzido por Darren Aronofsky e Sigrid Dyekjaer, cineastas já indicados ao Oscar, e coproduzido pelo povo indígena Uru-eu-wau-wau, de Rondônia, o filme retrata a luta da tribo contra o desmatamento de seu território, ameaçado por posseiros e agricultores. O filme será exibido nesta sexta, às 21h.

Citronela Doc

Nascido em 2021, o Citronela Doc começa a se firmar como referência em cinema documental e, ao mesmo tempo, na agenda cultural anual da cidade de Ilhabela. Com transmissão via Todesplay, uma plataforma global de filmes, séries e produções via streaming, o festival vai muito além das fronteiras da Ilha, com as portas e possibilidades abertas para se conectar com amantes do audiovisual das mais diversas regiões do país.

A segunda edição do evento foi viabilizada pela Prefeitura de Ilhabela por meio do  Programa de Estímulo à Cultura (PEC), que investiu R$ 1 milhão em projetos artístico-culturais de grupos, coletivos ou outras entidades e empresas que trabalham na área artístico-cultural da cidade. O festival é produzido pela Salga Filmes, produtora brasileira com sede em Ilhabela.

Serviço

4 a 6 de novembro de 2022 a partir das 15h
Centro Cultural da Vila (Av. da Padroeira, 140 – Centro Histórico, Ilhabela)
Entrada Franca4 a 10 de novembro de 2022
Plataforma Todesplay (https://todesplay.com.br/)
Programação completa: citroneladoc.com.br

One Reply to “Citronela Doc: festival de documentários começa hoje em Ilhabela”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *