Nova suspensão de aulas gera protestos de pais em São Sebastião

A Secretaria de Educação de São Sebastião divulgou mais uma suspensão de aulas nas escolas municipais. Os alunos terão aulas nesta sexta-feira (30) e só retornam dia 17 de outubro. Nesse período, as unidades vão servir de alojamento para as delegações que disputarão os Jogos Abertos – competição esportiva entre cidades do Estado.

A Seduc chamou o evento de “fenômeno”, e disse que “o recesso será realizado conforme calendário escolar e pedagógico”. O que a pasta não informou é que o calendário foi alterado em função dos jogos, conforme prova uma circular, datada em 21 de junho.

A reação de pais de alunos foi imediata. “Acho um absurdo. A Educação em São Sebastião está de mal a pior”, reclamou uma mãe, na página da secretaria. “Em novembro inventam mais alguma coisa por causa da Copa do Mundo, e dezembro mais recesso. No final das contas, quem paga são os alunos”, comentou outra.

A maioria lembrou o período de um ano e cinco meses que as escolas permaneceram fechadas, ao longo da pandemia. “Aulas online não funcionaram, não renderam nada no ensino das crianças. Esses dias vão fazer falta”, escreveu uma mãe.

“As crianças já estão superatrasadas e falta pouco tempo para as férias de dezembro”, disse mais uma, sugerindo hospedar os competidores em pousadas. “Tem que ficar justo em colégio e atrapalhar as aulas? Fala sério, né!”, completou ela.

A defasagem no aprendizado se refletiu nas notas do Índice Nacional da Educação Básica (Ideb) – divulgado há duas semanas. São Sebastião regrediu na primeira etapa do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano) e estagnou na segunda etapa (sexto ao nono ano).

Professores ouvidos pela reportagem também lamentaram a alteração forçada no planejamento. “Teremos que trabalhar a mais e repor dias devido a essa interferência de fatores externos da rotina educacional. Mais uma vez pagamos a conta para fazerem politicagem”, disse um professor. “O transtorno em nossa rotina está sendo imenso: pintura de quadra com tintas tóxicas, quebradeira e outras questões que só visam o evento externo”, relatou ele.

A suspensão das aulas afeta também os estudantes d aEducação de Jovens e Adultos (EJA).

One Reply to “Nova suspensão de aulas gera protestos de pais em São Sebastião”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *