HISTÓRIA – A Fazenda dos Ingleses no bairro do Porto Novo

A Fazenda dos Ingleses no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba, ano de 1927. Nossa pequena cidade, isolada como as demais do Litoral Norte, conhece um importante empreendimento que iria mudar seus rumos econômicos e culturais. De capital inglês, maquinários, novas técnicas, novas edificações e, sobretudo, novos costumes aportavam na Princesinha do Litoral. Era fundada a unidade da Cia. Brasileira de Frutas, ou mais comumente conhecida, a Fazenda dos Ingleses, em Caraguatatuba.

Durante 40 anos esta empresa utilizou a vasta retro área agricultável de Caraguá, na produção de laranja tipo grapefruit, bananas e também de aguardente, sob rotina que mesclava modernas técnicas agrícolas e industriais.

Fazenda dos Ingleses e o terminal de embarque (Foto: Arquivo Público Caraguá)

Suas locomotivas interligavam todos os bairros da cidade e findavam no Porto Novo, terminal ferroviário e fluvial. Neste local, as linhas de produção tratavam de embalar as frutas, produzir a cachaça e finalmente embarcar no Rio Juqueriquerê os produtos enviados aos mercados da Europa.

Fim da Fazenda dos Ingleses

No ano de 1967, já combalida financeiramente, sucumbiu com a Catástrofe de Março daquele ano. Encerrou assim as atividades. O que restou para o futuro? Seu casario, suas ruínas, as lembranças e relatos dos caiçaras que com orgulho fizeram parte de seus quadros.

Porém poderíamos ter mais. Contudo, com o abandono e descaso de anos e anos, seus vestígios (principalmente no Porto Novo) perecem no tempo e na destruição. As antigas casas dos trabalhadores poderiam ser restauradas e as ruas reabertas, para uso como moradias de interesse social. Os antigos galpões transformados em equipamentos públicos. O cais do porto fluvial um local de passeio e lazer.

Enfim, todo o complexo, Sítio Histórico de Paisagem Notável, que congrega vestígios arqueológicos, arquitetônicos, cênicos e imateriais seria enfim, um patrimônio do município, motivo de orgulho e desenvolvimento para Caraguatatuba, São Paulo, bem como para o Brasil.

One Reply to “HISTÓRIA – A Fazenda dos Ingleses no bairro do Porto Novo”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Sou professor no curso de Arquitetura e Urbanismo, leciono a disciplina de Patrimônio e Restauro no Centro Universitário Módulo onde estudantes fazem pesquisas sobre a história de patrimônios históricos no Litoral Norte, dentre eles os antigos edifícios da Fazenda dos Ingleses, que foi dos Franceses e antes dos Italianos. Que iniciaram a exploração da madeira na floresta que existia na região sul de Caraguatatuba. Realmente o local poderia se tornar um Centro Cultural para educação patrimonial para futuras gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *