Final de semana terá chuvas intensas e ventos fortes no Litoral Norte

O final de semana será de chuvas intensas e vento forte no Litoral Norte, de acordo com a Defesa Civil do Estado e a Marinha do Brasil. A previsão é de chuvas de longa duração e ventos com intensidade entre 50 km/h e 74 km/h entre esta quarta-feira (26) e domingo (30).

Até sexta-feira, segundo o meteorologista José Alexandre da Costa Galvão, da Casa Militar, o tempo permanecerá com “condições típicas do verão”, ou seja, sol entre nuvens no período da manhã. Isso eleva as temperaturas e sensação térmica em todas as áreas monitoradas do Estado.

Ele explica também que no período vespertino a conjunção deste calor elevado com a umidade proveniente da Amazônia e do oceano criam condições para pancadas de chuva. Assim como descargas elétricas, rajadas de vento e até granizos em pontos isolados.

Final de Semana com chuvas

Agora, a partir de sexta-feira (28), a passagem da frente fria pelo Estado de São Paulo pode provocar chuva forte e persistente. Igualmente, é preciso ter atenção especial nas áreas mais vulneráveis. Há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Com isso, aumenta a preocupação da Defesa Civil com a possibilidade de deslizamento de terra nas áreas consideradas de risco.

chuvas
Agentes da Defesa Civil na subida do Morro do Camaroeiro observando a cidade (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

A orientação é de “cautela frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidado nos alagamentos e, principalmente nas áreas de risco de escorregamento”, de acordo com coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior.

Portanto, em caso de movimentação de solo, o morador deve sair imediatamente de casa e acionar o telefone 199. Segundo Campos Junior, Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *