Golfinho é resgatado da praia de Maresias com anemia e não resiste

Um golfinho-nariz-de-garrafa macho morreu após ser encontrado com sintomas de anemia na praia de Maresias, costa sul de São Sebastião. Ele chegou a ser resgatado e recebeu tratamento e medicação no Instituto Argonauta, mas não resistiu.

O animal foi encontrado na praia sem conseguir se deslocar, no último domingo (31). Ele foi mantido dentro da água pelos Bombeiros, até que a equipe chegasse ao local. Os técnicos avaliaram que não seria possível soltá-lo, pois o golfinho não estava ativo na água e não respondia aos estímulos para soltura. “Fizemos algumas medicações de emergência dentro do mar, mas, pensando no bem-estar do golfinho, decidimos transportá-lo para a Unidade de Estabilização”, explicou a médica veterinária Fabiola da Silva Santana, responsável técnica do Instituto Argonauta na Unidade de Estabilização (UE) de São Sebastião.

Na unidade, um exame de sangue revelou que o cetáceo estava muito anêmico. Assim, um tratamento emergencial foi iniciado e ele permaneceu em estabilização durante algumas horas. “Foi realizada toda a terapia de emergência, mas infelizmente ele não resistiu e acabou vindo a óbito”, detalhou a veterinária.

Exames no golfinho

O exame de necropsia realizado pela equipe do Instituto Argonauta revelou que o golfinho já tinha idade mais avançada. A causa da mortalidade será investigada pelos responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *