Sabesp investe R$ 30,2 milhões para alta temporada no Litoral Norte

A Sabesp investiu R$ 30, 2 milhões em ações voltadas a alta temporada no Litoral Norte. Os serviços incluem desassoreamento das captações de água, lavagem de reservatórios, melhorias e instalação de novas redes de distribuição de água, ampliação de reservação, setorização de abastecimento por bairros e investimentos específicos para Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

A intenção é garantir a distribuição de água em toda a região, onde a população salta de cerca de 300 mil para mais de 1,5 milhão de pessoas no verão.

Os investimentos ocorreram com base na experiência da última temporada, quando a companhia identificou necessidades operacionais. Conforme a empresa, as estruturas dos municípios também serão reforçadas com ampla escala de funcionários das áreas operacionais de forma a atender prontamente as solicitações da população.

Para a temporada de 2021, a empresa fez a manutenção preventiva de 33 cabines de energia e transformadores para garantir operação mais segura dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Assim como em 2020, 45 funcionários temporários, incluindo agentes e técnicos de saneamento ambiental, reforçarão o trabalho até o final do verão.

Também foram adquiridos equipamentos para otimização dos processos, tanto da produção e distribuição de água como da coleta e tratamento de esgotos. Em relação à frota, a Sabesp deve ter à disposição sete 7 caminhões-tanque, 10 caminhões combinados para limpeza e desobstrução de redes coletoras, além de bicicletas elétricas para facilidade de deslocamento dos funcionários nos municípios onde o fluxo de veículos fica prejudicado, como São Sebastião (5 bicicletas), Ilhabela (3) e Ubatuba (4).

Sabesp Instala equipamento de bombeamento de água no Pegorelli (Divulgação/Sabesp)
Sabesp Instala equipamento de bombeamento de água no Pegorelli (Divulgação/Sabesp)

Como medidas de combate às perdas de água, ao longo de 2020 a Sabesp informou que substituiu cerca de 1.800 ramais de abastecimento de água e 15.000 hidrômetros, melhorando com isso a eficiência no atendimento aos clientes. Para o bom funcionamento das redes de esgoto, foram executados serviços de lavagem preventiva de 64 km de tubulações nos municípios.

Ainda foram adquiridos cinco geradores de energia elétrica e locados mais 15. Equipes de manutenção também formarão polos descentralizados de emergência, onde serão disponibilizados equipamentos para atender a população com maior agilidade. O funcionamento será com plantão 24 horas e atendimento prioritário a postos de saúde, hospitais, delegacias e bases da Polícia Militar nas quatro cidades.

Uma novidade para esta temporada, conforme a Sabesp, é a formação, com apoio dos municípios do Litoral Norte, Comitês de Contingência para atuação emergencial com a participação da Sabesp, departamentos de trânsito municipais, Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Polícia Militar, entre outros órgãos públicos.

Ações da Sabesp nos município

Em Caraguatatuba, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Porto Novo, Guaxinduba, Massaguaçu e Tabatinga receberam novos equipamentos, substituições de peças e melhorias.

A região do Porto Novo foi beneficiada com anéis de reforço que vão contribuir para um melhor abastecimento para a região Sul do município. A empresa também instalou novos conjuntos para maior eficiência no bombeamento de água (motobombas) na captação de água para o sistema de abastecimento Porto Novo.

A Sabesp executou ainda o remanejamento e ampliação da adutora de água tratada Cantagalo e fez o desassoreamento da captação Rio Claro, responsável pelo abastecimento de Caraguatatuba e regiões norte e central de São Sebastião.

Em Ilhabela, o sistema Água Branca, responsável por regiões como a Barra Velha, Centro e Pacuíba, no norte do município, deve ganhar um reforço no abastecimento. Sua produção será ampliada de 100 para 150 litros por segundo com a instalação da ETA Compacta, uma moderna tecnologia de sistema de ultrafiltração já em licitação pela Companhia para esta temporada de verão.

Outras melhorias realizadas no arquipélago foram adequações nos sistemas de bombeamento de água (boosters) Portinho, Manoel Gomes (Itaguassu) e Reservatório Tesouro da Colina; readequação da adutora que encaminha água tratada para a estação elevatória de mesmo nome; além do prolongamento da rede de água para a região alta deste bairro.

A Sabesp ainda executou obras para adução de água bruta do Córrego Tocas e serviços de remanejamento e ampliação da adutora de água tratada Água Branca e prolongamento de Rede de Água (400 m) na Rua Ana Leite Julião.

Por último, com base na temporada de 2020, a Companhia realizou substituição de equipamentos e ainda adequações e melhorias que oferecerão maior confiabilidade no abastecimento do município ao longo do verão.

Em São Sebastião a Sabesp está ampliando a reservação do Sistema Guaecá/Barequeçaba, na Costa Sul, de 450 mil para 600 mil litros, e executou 3,2 km de redes com setorização para melhor distribuição de água.

Reformas, readequações e instalação de equipamentos modernos contemplaram as ETAs São Francisco e Boiçucanga e as seis captações dos sistemas de produção de água, que passaram por serviços de limpeza e desassoreamento a fim de garantir produção e distribuição de água com qualidade para toda a população.

Sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de água para Ubatuba (Foto: Divulgação/Sabesp)
Sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de água para Ubatuba (Foto: Divulgação/Sabesp

Já em Ubatuba a Sabesp construiu anéis de reforço para o abastecimento de água em benefício das comunidades do Taquaral, Sumidouro, Angelim, Marafunda e Jardim Alice, executou serviços de desassoreamento nas captações Itamambuca, Maranduba, Praia Vermelha Sul e Rio Grande e instalou novos conjuntos de bombeamento (motobombas) na ETA Carolina, cujo sistema é responsável pelo abastecimento de 84% do município.

A ETA Itamambuca ganhou um decantador cuja finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade da água produzida e distribuída.

Outras melhorias realizadas foram adequações nos boosters (bombas) da Praia Vermelha e  Toninhas que contribuirão diretamente para a melhoria da vazão e pressão da água distribuída.

Atendimento 24 horas

Para atender a população, a Central de Atendimento Sabesp funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195 ligação gratuita. Outra opção é o portal Sabesp (www.sabesp.com.br) ou aplicativo Sabesp Mobile

Confira aqui dicas para dicas para economizar água

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *