Ocupação de UTI respiratória passa de 50% em São Sebastião

A UTI destinada para casos do novo coronavírus (Covid-19), em São Sebastião, passou de 50% de ocupação. De acordo com o boletim divulgado neste sábado (5), 11 pacientes estão internados na UTI respiratória, que dispõe de 20 leitos. A ocupação de mais da metade dos leitos não acontecia desde agosto, no pico da pandemia na cidade.

Dezembro ainda não completou uma semana, mas já registra três mortes pela doença, indicando que o número voltou a crescer – em novembro foram dois óbitos; em outubro um. Ao todo, o coronavírus fez 55 vítimas na cidade. Há outras cinco mortes classificadas como suspeitas.

Ainda assim, o prefeito Felipe Augusto tem repetido que “a cidade está protegida”. Na noite deste sábado, Felipe disse que “a situação está sob controle”.

O prefeito considera somente o número de pacientes intubados. “Esse é nosso número de referência”, declarou Felipe. Segundo ele, para acionar o sinal de alerta teria que chegar a 17 intubados.

UTI Respiratória tem capacidade para 20 pacientes (Foto: Divulgação)
UTI Respiratória tem capacidade para 20 pacientes (Foto: Divulgação)

A Prefeitura não divulga o número de intubados; Felipe diz que são três neste sábado. “A situação está aumentando, mas não no nosso município. Estamos numa faixa tranquila”, acredita o prefeito.

Já o Governo do Estado, para classificar as regiões, leva em conta mais indicadores, como a taxa de ocupação de leitos de UTI, o número de novas internações e de óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *