Um homem foi multado em R$ 6 mil nesta terça-feira (12), acusado de maus-tratos a animais. A ocorrência foi registrada pela Polícia Ambiental após recebimento de denúncia anônima no bairro Casa Branca, região norte de Caraguatatuba.
No local, foram localizados cinco cachorros adultos, sem raça definidas e, conforme os policiais, embora o local estivesse em condições de higiene aceitável, dois animais se encontravam debilitados, desnutridos e precisando de cuidados especializados de um veterinário.
O dono dos animais, T. S. M., contou que não levou os cachorros ao veterinário porque estava sem condições financeiras.
Diante da situação, o Centro de Controle de Zoonoses foi acionado e o encarregado da equipe atestou os maus tratos. Por isso, os dois cães foram recolhidos e elaborado o auto de infração municipal.
Com base na Polícia Ambiental, foi elaborado o Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6 mil e o acusado vai responder em liberdade pelos artigos 29 da Resolução SMA-048/2014 que trata de maus tratos, e 32 da lei federal n° 9.605/98 que fala sobre a prática de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A pena é de detenção de três meses a um ano e multa.