Ambiental encontra jaguatirica atropelada em São Sebastião

Uma jaguatirica de aproximadamente um metro foi econtrada morta por atropelamento na rodovia Rio-Santos (SP-55), em São Sebastião. Uma equipe da Polícia Militar Ambiental localizou o animal na altura do Km 133, no bairro de Barequeçaba, na costa sul do município.

A espécie silvestre nativa da Mata Atlântica está em risco de extinção. O animal foi removido e enterrado pelos policiais.

Segundo a PM, a jaguatirica foi encontrada durante patrulhamento ostensivo preventivo às margens da rodovia. “Muitos motoristas que passavam pelo local acharam ser uma onça em razão da sua pelagem, porém, a jaguatirica é bem menor – tem de 8kg a 20 kg, informou a equipe.

Extinção

“Conforme Decreto Estadual 63853, a jaguatirica (Leopardus pardalis) encontra-se em situação de vulnerabilidade, isto é, trata-se de espécie que apresenta alto risco de extinção a médio prazo, em decorrência de alterações ambientais preocupantes ou de sua redução populacional, ou ainda, da diminuição da sua área de distribuição”.

A orientação é para que o motorista redobre a atenção no trecho de estrada e não use o acostamento. As pessoas que encontrarem animais silvestres atropelados devem acionar o órgão responsável pela administração do trecho. Caso o animal esteja vivo, a orientação é não capturá-lo e acionar imediatamente a Polícia Militar Ambiental.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *