Um condomínio localizado na praia de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, foi multado em R$ 76,8 mil por manter uma ligação clandestina de esgoto conectada à rede de drenagem pluvial. A infração foi confirmada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após denúncias de moradores.
O caso ganhou repercussão após vídeos circularem nas redes sociais mostrando um líquido escuro escorrendo de uma galeria pluvial em direção à faixa de areia e ao mar (saiba mais aqui).
De acordo com a prefeitura, além da multa, o condomínio foi notificado a realizar obras imediatas para adequar a rede interna de esgoto. Caso o problema não seja resolvido no prazo estipulado, o empreendimento poderá sofrer novas sanções administrativas.
A água represada na galeria, vista no vídeo, foi liberada após a desobstrução do sistema realizada pelas equipes de manutenção.
O prefeito Reinaldinho Moreira afirmou, em nota, que a qualidade das praias é essencial para o turismo e a economia local, e que denúncias fundamentadas serão investigadas com rigor.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Investigação e teste com corante

Após a viralização das imagens, equipes da fiscalização ambiental foram enviadas ao local. Inicialmente, técnicos da prefeitura e da Sabesp vistoriaram a rede pública de saneamento e descartaram falhas ou vazamentos nas tubulações da concessionária.
Com a hipótese de problema na rede pública descartada, a investigação focou nos imóveis particulares do entorno.
Os fiscais realizaram uma varredura no Condomínio Alcatrazes e, para comprovar a irregularidade, foi utilizada uma técnica de traçamento com corante. Os fiscais aplicaram um corante específico nos vasos sanitários, pias e áreas de serviço do condomínio.
Pouco tempo depois, a água com a mesma coloração foi identificada saindo na boca da galeria de drenagem pluvial, na praia.
O teste confirmou que o esgoto doméstico do empreendimento não estava indo para a rede de tratamento, mas sim sendo despejado diretamente no sistema destinado apenas para água da chuva.
A administração municipal informou que a ação faz parte de uma política de tolerância zero contra infrações ambientais. Recentemente, São Sebastião foi apontada pelo Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, do Centro de Liderança Pública (CLP), como a cidade com o 3º melhor indicador de Meio Ambiente do Brasil.
Moradores que flagrarem situações de crime ambiental ou lançamento irregular de esgoto em São Sebastião podem denunciar pelos canais oficiais:
WhatsApp: (12) 3892-6000
E-mail: fiscalizacao.semam@saosebastiao.sp.gov.br



