Condomínio em Boiçucanga é novamente multado por esgoto na praia

O Condomínio Alcatrazes, localizado na praia de Boiçucanga, foi autuado em R$ 153,6 mil após ser flagrado, pela segunda vez, despejando esgoto irregularmente na rede de drenagem pluvial, que deságua diretamente no mar. A primeira multa, de R$ 76 mil, foi dada em novembro (leia aqui)

A segunda autuação ocorreu na tarde de terça-feira (13), após uma denúncia anônima levar os agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de volta ao local.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

O teste do corante

esgoto

Segundo a prefeitura, não houve como negar a infração. Para confirmar as suspeitas, a equipe técnica realizou uma varredura na rede interna do condomínio. Os fiscais aplicaram um corante específico nos vasos sanitários, pias e áreas de serviço dos apartamentos.

Minutos depois, a confirmação visual: a mesma água colorida apareceu na saída da galeria de drenagem na praia, comprovando tecnicamente a ligação clandestina. Em vez de ir para a rede de tratamento, o esgoto doméstico estava sendo enviado para a tubulação feita apenas para receber água da chuva.

Em novembro do ano passado, uma língua negra de água suja escorreu pela areia, assustando banhistas e moradores.

Como o problema não foi resolvido e a infração persistiu, a prefeitura aplicou a regra da reincidência prevista na Lei Ambiental Municipal, dobrando o valor da multa original.

Além do prejuízo financeiro, a situação do empreendimento pode se agravar. Segundo a administração municipal, caso a irregularidade não seja sanada imediatamente, o condomínio poderá sofrer sanções administrativas mais severas, incluindo a interdição total do imóvel.

A fiscalização também isentou a Sabesp de responsabilidade no caso. Vistorias técnicas na rede pública de saneamento não encontraram falhas, confirmando que o problema era, de fato, uma ligação clandestina privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *