A Prefeitura de São Sebastião iniciou uma fiscalização de emergência na praia de Boiçucanga, na Costa Sul, após um vídeo viralizar nas redes sociais. As imagens mostram o despejo de um líquido escuro e com aparência de esgoto diretamente no mar. O flagrante, registrado na tarde de quarta-feira (26), mostra a substância saindo da tubulação de águas pluviais próximo à Praça Pôr do Sol.
As imagens geraram revolta entre moradores levantando suspeitas de crime ambiental e falha no saneamento básico da região.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
O que dizem as autoridades
A Secretaria do Meio Ambiente informou que, assim que tomou conhecimento do caso, acionou a Sabesp. A companhia de saneamento enviou técnicos ao local ainda na quarta-feira, mas, em primeira análise, comunicou que “não identificou nenhuma irregularidade na sua rede coletora de esgoto” e que não havia registros de ocorrências no sistema.
Diante da persistência da denúncia, a Sabesp retornou ao local para realizar novas verificações e descartar outras fontes de vazamento.
Paralelamente à vistoria da concessionária, a fiscalização ambiental da Prefeitura deflagrou uma operação ‘Caça-Esgoto’ na região para identificar possíveis ligações clandestinas que estejam utilizando a rede de drenagem pluvial para descartar dejetos.
Equipes da Regional de Boiçucanga também foram mobilizadas para realizar a limpeza da areia afetada pelo vazamento e manter o monitoramento da área.
A administração municipal reforçou que a população pode denunciar crimes ambientais ou irregularidades no saneamento pelos canais oficiais: WhatsApp: (12) 3892-6000 ou e-mail: fiscalizacao.semam@saosebastiao.sp.gov.br



