O presidente do PT em São Sebastião, Fernando Puga, anunciou que o partido irá apoiar um adversário ideológico nas próximas eleições. Trata-se do pré-candidato do Progressistas (PP), o professor Gleivison Gaspar. Anteriormente, o PP já havia feito alianças com PSOL, PDT, MDB e REDE.
Puga declarou que não conseguiu um consenso, mas uma maioria, que decidiu apoiar a pré-candidatura progressista, “embora sejam adversários ideológicos”. Ele disse ainda que, a condição final para o apoio, foi a incorporação de pontos que não abriria mão do programa de governo petista no plano de Gaspar.
Inicialmente, Puga sairia como pré-candidato a prefeitura de São Sebastião, porém estava inelegível. O motivo foi a prestação de contas de campanha para deputado estadual em 2022, que foi recusada pelo ministro Raul Araújo, no Tribunal Superior Eleitoral.
Por isso, o partido decidiu pelo apoio e consolidou a posição por maioria de pré-candidatos a vereadores pela candidatura de Gaspar.
Diferentes ideologias
O PT é um partido de esquerda, com forte ênfase em políticas de justiça social, redistribuição de renda e inclusão social. Já o PP, originalmente Partido Progressista Brasileiro (PPB), tem raízes no Centrão.
O Partido dos Trabalhadores defende a intervenção estatal na economia para garantir acesso a serviços básicos como saúde, educação e moradia. O PP por sua vez abraça valores como a propriedade privada, o empreendedorismo e a redução do tamanho do Estado na economia.