Agentes da Defesa Civil de São Sebastião e Ilhabela participam do Treinamento SP Sempre Alerta – Operação Chuvas que começou nesta quinta-feira (30/10) e segue até amanhã, na Câmara Municipal de Campos do Jordão. A Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão (OPOV) é realizada Defesa Civil do Estado e abrange os 39 municípios da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Os município também vão receber kits verão compostos por pluviômetros, lonas e equipamentos de proteção individual destinados no atendimento a ocorrências como alagamentos, deslizamentos de terra e demais situações de risco.

Durante o encontro, são repassadas orientações técnicas e estratégicas sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), além de instruções sobre monitoramento meteorológico, comunicação de risco e ações integradas entre Estado e municípios.
A Oficina inclui ainda instruções em Meteorologia, elaboração de Mapas Comunitários de Risco, atendimento pré-hospitalar tático em situações de desastres e a criação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também participam das capacitações com foco na identificação de sinais que antecedem deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.
O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo Cardoso dos Santos, que foi acompanhado de três agentes e um engenheiro, destaca ser muito importante esse tipo de treinamento oferecido pela Defesa Civil Estadual. “Fazer essa reciclagem e treinar os novos agentes, nos dá uma melhor preparação para o período mais crítico do ano, que são as fortes chuvas”, disse.
Ainda conforme ele, “São Sebastião já treina e prepara os agentes, porém, o aperfeiçoamento da OPOV melhora ainda mais o conhecimento do agente para os enfrentamentos às adversidades climáticas”.
Por Ilhabela participam Paulo Rodrigues, diretor da Defesa Civil; Paulo Lamblet, subsecretário de segurança; José Garcia Sobrinho, diretor de segurança; além da equipe que atua na Defesa Civil municipal.

No arquipélago, a Defesa Civil tem desenvolvido uma série de ações de prevenção e conscientização junto à população das áreas consideradas de risco. Entre as iniciativas estão os simulados de evacuação, treinamentos práticos e campanhas educativas, que orientam os moradores sobre como agir em casos de emergência.


