A 12ª edição 2025 de Bariloche a La Carta (Balc), evento gastronômico da Patagônia, na Argentina, conta com a presença de um chef sebastianense. A experiência tem como convidado de honra o chef caiçara Eudes Assis, que representa a gastronomia brasileira no evento que coloca a cidade de Bariloche como palco das tradições culinárias da Patagônia.
Durante o festival, mais de 80 estabelecimentos, incluindo restaurantes, bares e cervejarias, oferecem menus exclusivos e experiências culinárias únicas, com preços especiais. A programação, realizada tradicionalmente em outubro, exibe ingredientes autênticos, técnicas tradicionais e a beleza das paisagens patagônicas, tornando-se um grande encontro de sabores e tradições.
O convite para Eudes Assis foi feito pelo órgão de turismo local, Emprotur, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Consulado da Argentina em São Paulo. Ele se junta a chefs locais e de outros países para mostrar o melhor da cozinha regional brasileira, em um evento que promove a troca cultural e gastronômica.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
O chef Eudes
Eudes Assis, que há anos dedica sua vida à cozinha regional, é proprietário do restaurante Taioba Gastronomia, localizado em Cambury, na costa sul de São Sebastião Com uma trajetória premiada e reconhecida por publicações como Prazeres da Mesa e Veja São Paulo Comer & Beber, o chef tem orgulho de valorizar a cultura caiçara em sua receita e sua atuação.
“Minha missão é divulgar a culinária nativa, resgatando sabores, ingredientes e técnicas que representam a nossa história e identidade. Quero inspirar as pessoas a terem orgulho da sua região e do que ela oferece”, afirma Assis.
Além da carreira, Eudes também se dedica a projetos sociais. Desde 2007, ministra aulas de gastronomia para crianças no Projeto Buscapé, vencedor do prêmio de Empreendedorismo Social em 2024 pela Veja Comer & Beber. Em outubro, ele participará do TEDx Ilhabela para falar sobre a gastronomia como ferramenta de transformação social.
Eudes Assis, que mobilizou uma equipe de 200 voluntários para distribuir 10 mil refeições por dia após a tragédia em São Sebastião, reforça sua preocupação social. Além de ajudar na distribuição de alimentos, arrecadou mais de R$ 1 milhão em uma campanha solidária, que apoiou vítimas da enchente, voluntários e equipes de emergência.
O Balc é organizado pela Associação Empresarial Hoteleira Gastronômica de Bariloche, com apoio do Emprotur e patrocínio do Banco Patagônia. O evento celebra os produtos locais, combina tradições ancestrais com técnicas modernas e reforça a importância da gastronomia na valorização da cultura patagônica.