Banhistas da Praia da Maranduba, em Ubatuba, tiveram uma surpresa especial nesta quinta-feira (14): a visita de um imponente elefante-marinho-do-sul. O mamífero, que pode chegar a quatro metros de comprimento, foi visto descansando tranquilamente na faixa de areia antes de, espontaneamente, retornar ao mar.
Segundo o Instituto Argonauta, a presença desses animais na costa brasileira é rara e geralmente ocorre durante períodos de descanso, recuperação de energia ou troca de pelagem. O elefante-marinho aparentava estar saudável.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Apesar da beleza da cena, a recomendação do Instituto é que, em caso de avistamentos, as pessoas não se aproximem do animal, não o toquem ou tentem interagir. A perturbação pode causar estresse e acidentes. O ideal é manter distância e acionar o instituto pelo telefone 0800 642 3341, informando a localização e as condições do animal.