Nesta quarta-feira (11), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou uma ação de conscientização no trânsito sobre respeito a faixa de pedestres em Caraguatatuba. A iniciativa, que coincide com o início das férias escolares e maior circulação de crianças nas ruas, visa deixar a civilidade como legado, com foco na segurança dos pedestres.
De acordo com o órgão, entre 2023 a 2024, o crescimento nas mortes por atropelamento no Litoral Norte é de 19,7%.
Das 9h até o início da tarde, os representantes do Detran estiveram na região central, no entorno da praça do Coreto. Eles abordaram motoristas e pedestres para apresentar a campanha “Toda faixa é um sinal. Sinal de respeito”. Durante a ação, kits educativos com folders e difusores de aroma com o logo da campanha foram distribuídos, sublinhando o compromisso com a segurança no trânsito.
Parar na faixa de pedestres
Está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): a prioridade na via é de quem transita a pé. Essa determinação, porém, nem sempre é respeitada. Agora a campanha orienta motoristas a sempre dar prioridade aos pedestres.
Quando se aproximarem de uma faixa, os motoristas devem reduzir a velocidade e esperar que o pedestre atravesse com segurança. Recomenda-se também redobrar a atenção em locais sem semáforos, evitar ultrapassar veículos parados antes da faixa e nunca parar ou estacionar sobre ela.
A prioridade do pedestre está no artigo 70 do CTB. Já os artigos 214 e 170 enquadram como infração grave ou gravíssima o desrespeito, por parte do motorista, à passagem do transeunte.
Para os pedestres, as orientações incluem atravessar apenas na faixa, aguardar na calçada e sinalizar a intenção de atravessar com a mão. É importante fazer contato visual com o motorista, certificar-se de que ele viu e iniciar a travessia quando os veículos pararem. Os pedestres devem manter a atenção e evitar distrações, especialmente em vias de mão dupla.