A Operação Leafdown prendeu um homem de 52 anos por pedofilia, na manhã desta terça-feira (30), no bairro Ipiranguinha, em Ubatuba. A Polícia Federal investigava o suspeito pela prática de abuso sexual infantojuvenil pela internet.
No computador do criminoso foram encontradas imagens de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A descoberta justificou a detenção em flagrante.
Além de Ubatuba, a Polícia Federal realizou buscas em cinco regiões brasileiras, atuando no combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de jovens.
É considerado crime a aquisição, armazenamento, disponibilização ou compartilhamento de material na internet que contenha imagens ou cenas de abuso ou exploração sexual infantil.
Operação Leafdown
O nome da Operação Leafdown é referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual. Além disso, disponibilizam esses arquivos para outros usuários/criminosos, inclusive se outros países.
Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil (arts. 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 1992).
A Polícia Federal também alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos risco de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.