A nadadora de Ubatuba Ana Carolina Vieira foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, neste sábado (27), acusada de indisciplina. A atleta nega todas as acusações. De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), ela teria deixado a Vila Olímpica sem autorização na noite da última sexta (26) ao lado de um colega da natação e ainda teria respondido aos líderes da equipe com agressividade.
“O COB recebeu um comunicado do chefe da equipe brasileira de natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina. Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o chefe da equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira. Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação. Assim, o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente”, divulgou o COB em nota.
Por outro lado, a esportista diz que não teve nenhuma má conduta e que vai comprovar tudo. Ela ainda acusou a delegação de negligência por ter sido encaminhada ao aeroporto sem roupas adequadas, antes de conseguir pegar seus materiais de trabalho e de terem negado até água para a atleta. “Não sabia o que fazer. Estou desamparada e sem acesso a nada. Estou em Portugal e terei que ir pra Recife para conseguir chegar em São Paulo”, disse ela nas redes sociais.
Ela contou que foi orientada a fazer denúncia junto ao COB mas, em uma grave acusação, disse que não funcionaria, pois já relatou um caso de assédio e não foi ouvida. “Como eu vou entrar em contato com os canais do COB, se eu já fiz uma denúncia de assédio dentro da seleção e nada foi resolvido? Eu vou falar com meus advogados e prometo contar tudo”.
Na última sexta-feira, Ana Vieira postou fotos em frente à Torre Eiffel junto com seu companheiro. Esses registros teriam sido o motivo inicial da briga que culminou em sua expulsão das Olimpíadas.
A nadadora começou a carreira em Ubatuba e agora mora na capital paulista, onde treinou para representar o Brasil na França.