Na tarde desta segunda-feira (20), o corpo de um homem foi encontrado nos arredores da Ilha das Couves, em Ubatuba, e agora aguarda perícia. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) promoveu o resgate da vítima, aparentemente entre 40 e 50 anos.
O corpo não foi identificado e está em avançado estado de decomposição. Segundo a equipe Gbmar, não há nenhum registro de desaparecido no Litoral Norte ou no Rio de Janeiro nos últimos dias.
A perícia
O cadáver encontrado precisa passar por perícia para tentar determinar as circunstâncias da morte.
Alguns dos principais aspectos são lesões como cortes, hematomas, feridas, inchaços, ou quaisquer outros sinais externos de trauma e também de afogamento.
Além disso, procuram sinais específicos, por exemplo, marcas de estrangulamento, tiros, facadas, que podem indicar a causa da morte.
Paralelamente, colhe-se material genético para exame de DNA do corpo, com amostras de familiares ou banco de dados para identificação.
Os resultados dessas análises e exames ajudam a formar sobre a causa e maneira da morte (natural, acidental, suicida, homicida), úteis em investigações criminais ou judiciais.