Saiba onde praticar mergulho em costeiras, cavernas e naufrágios no Litoral Norte

Todo o Litoral Norte de São Paulo tem destinos populares para mergulho. Alguns dos principais pontos incluem costeiras, cavernas e naufrágios, rodeados de vida marinha repleta de espécies de peixes e cetáceos, além de corais.

Mergulhar nesses points oferece experiências diferentes em termos de paisagem, vida marinha e desafios. As costeiras geralmente envolvem águas rasas e uma grande variedade de vida marinha, como peixes, corais e outras criaturas. Já as cavernas subaquáticas são a oportunidade de explorar ambientes subterrâneos únicos, com formações rochosas interessantes e potencial para observar espécies adaptadas a ambientes de pouca luz. Por fim, mergulhar em naufrágios proporciona a chance de explorar estruturas artificiais submersas, muitas vezes abrigando uma grande diversidade de vida marinha.

Cada tipo de mergulho requer habilidades específicas e um bom conhecimento das condições locais, por isso é importante estar preparado e acompanhado por um profissional certificado.

Onde praticar mergulho em Ilhabela

Localizada a cerca de 200 km da cidade de São Paulo, Ilhabela é conhecida por suas belas praias e rica vida marinha. A cidade é reconhecida como um dos principais destinos de mergulho do país, abrigando pontos com boa visibilidade e atrativos naturais exuberantes, bem como dezenas de naufrágios que criam toda uma experiência durante a atividade.

Por exemplo, o Príncipe de Astúrias, que afundou em 1916, jaz a 50 metros na parte mais funda e recebe mergulhadores o ano todo. O local é de difícil acesso, tem fama de mal assombrado e coleciona lendas, como a de um tesouro perdido.

mergulho
Mergulho no Príncipe das Astúrias (Foto: Onda Azul)

Entre os destaques locais estão a Ilha das Cabras, decretada Parque Municipal Marinho,  que abriga espécies da fauna marinha como garoupas, badejos, robalos, caranhas, sargos-de-dente e bodiões.

Em Ilhabela, há ainda a Caverna da Ponta da Joatinga, com formações rochosas e vida marinha diversificada.

E também a Ilha de Búzios, um dos pontos preferidos entre os mergulhadores, onde pode-se encontrar raias, tartarugas-marinhas, frades, soldados, corcorocas e sargos. Além disso, a região compreende um extenso sistema de fendas, grutas, passagens submarinas e pedras enormes, o que faz do local um verdadeiro labirinto.

Em São Sebastião

mergulho
Arquipélago de Alcatrazes (Foto: Narwal)

O Arquipélago de Alcatrazes, a 45 quilômetros da costa de São Sebastião, é considerado um dos melhores pontos de mergulho do país. São mais de 100 locais propícios para a prática, com visibilidade de até 30 metros. O lugar abriga mais de 1300 espécies como tartarugas, arraias e golfinhos

Assim como a Ilha dos Gatos, situada a pouco menos de dois quilômetros da Ponta da Baleia, que tem águas bastante límpidas com boa visão do fundo, o que é uma atração à parte para os mergulhadores por conta das diversas espécies de peixes que vivem no local.

Ubatuba

Ubatuba é um destino muito popular para os amantes do mergulho, pois possui uma grande diversidade de vida marinha e várias opções de pontos de mergulho, como as ilhas Anchieta e Vitória.

mergulho
Ilha das Couves (Foto: Venture vida em ação)

Além disso, há a Ilha das Couves, um verdadeiro paraíso situado no extremo norte da cidade, com profundidades de três a 25 metros, ideais para mergulho. Entre as espécies que podem ser observadas na ilha estão os miriquitis, camarões palhaços, caranguejos aranhas, budiões, marias da toca e nudibrânquios. O local conta ainda com diversas piscinas naturais para prática do snorkel.

Além disso, na Ilha Montão de Trigo, em Ubatuba, também possui cavernas subaquáticas exploráveis durante o mergulho.

Caraguatatuba

Caraguatatuba possui uma série de praias e pontos de mergulho interessantes, como a Praia Brava e a Praia da Cocanha. O mergulho panorâmico em torno da ilha ganha com paradas eventuais para explicações sobre a biodiversidade marinha. Logo é possível encontrar formações rochosas, naufrágios e uma variedade de peixes.

mergulho
Ilha da Cocanha (Foto:PMC)

Esses são apenas alguns exemplos de lugares para a prática de mergulho no Litoral Norte de São Paulo. É importante verificar as condições do mar, contar com um instrutor qualificado e seguir todas as precauções de segurança antes de realizar qualquer mergulho.

Como escolher o melhor tipo de mergulho

 

Você pode encontrar diferentes tipos de mergulho, dependendo do nível de experiência dos mergulhadores.

1. Mergulho Costeiro: Ideal para iniciantes, esse tipo de mergulho é próximo à costa, em áreas com águas mais rasas e calmas. É uma ótima opção para explorar a vida marinha e os recifes próximos à praia.

2. Mergulho em Naufrágio: Esses mergulhos, indicados para quem já mergulhou antes, oferecem uma oportunidade única de descobrir a história subaquática e observar a vida marinha que se estabeleceu nos destroços.

3. Mergulho em Caverna: Para mergulhadores mais experientes e habilitados. As cavernas oferecem uma experiência desafiadora, porém gratificante, para aqueles que buscam uma aventura subaquática única.

É importante lembrar que a prática do mergulho requer habilidades específicas e treinamento adequado. Sempre procure empresas de mergulho confiáveis e certificadas para garantir a sua segurança durante as atividades subaquáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *