Sabores da Praia: baixa temporada em Ilhabela é marcada por festival gastronômico

Com término da temporada de verão, abril e maio se tornam perfeitos para conhecer Ilhabela com mais tranquilidade. As praias ficam praticamente vazias e os restaurantes se tornam mais uma opção de lazer. São diversos estabelecimentos, que produzem pratos memoráveis utilizando o que a ilha pode oferecer de melhor: os frutos do mar.

Quem estiver na cidade entre os dias 18 de abril e 19 de maio poderá experimentar alguns dos pratos que estarão no 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia.

Entre os restaurates participantes estão o Ateliê do Tonhão, Banana da Terra, Eme Haus, Espaço Tangará, Flamboyant, Hygge, Makai, Portofino, Portu Brasil, Sandara, Uno Gastronomia, Viana Praia, entre outros.

Pratos

O badalado Makai Ilhabela, especializado em gastronomia brasileira, mediterrânea e japonesa, criou um prato que certamente irá atiçar o paladar dos amantes do camarão, o risoto de camarão brie. O chef José Carlos Souza, que realiza o preparo do prato à italiana, utilizou uma combinação de ingredientes que resultou em uma explosão de sabores marcantes e saborosos.

Camarão brie traz camarões médios e sete barbas salteados com queijo brie, damasco e castanhas (Foto: Reginaldo Pupo/ Divulgação)

Além do arroz arbóreo, considerado a “matéria-prima” essencial para o preparo de qualquer risoto, o chef incluiu generosas porções de camarões médios e sete barbas salteados e acrescentou o queijo brie com damasco e castanhas. O prato é finalizado com camarão grande crocante, manteiga e parmesão. O Makai também é especializado em pizza e está situado no Píer da Vila, com vista do Canal de São Sebastião. Com sorte, é possível até celebrar o pôr do sol.

O Hygge, que funcionava na Praia do Veloso e desde outubro do ano passado começou sua operação em novo endereço, na Vila, com uma nova proposta, também apostará no camarão para conquistar o paladar do público. O camarão Frida, idealizado pelo jovem e promissor chef Rodolfo Mariano, é preparado com camarões salteados sobre base de guacamole, milho tostado na manteiga artesanal de camarão, crispy de parma e maionese de camarão.

Todos os pratos do cardápio harmonizam com drinks autorais da bartender Andreza Arruda. Para harmonizar com o camarão Frida, a dica é pedir o Do Mato, um drink com sabor único, que carrega notas de cachaça curada em jequitibá rosa, damasco, hortelã, limão tahiti, melaço, base cremosa com aroma de capim santo e rum ouro. Ele traz o cheiro da brisa refrescante do mato e é finalizado com castanhas torradas.

O novíssimo Eme Haus, inaugurado há algumas semanas no icônico Hotel Mercedes, traz o peixe grelhado com legumes assados. Ele é servido em uma caldeira de inox, que mantém a iguaria quente por mais tempo. Tudo muito bem temperado na dose certa.

Para preparar o prato, os chefs Jane e Gui compõem o prato com uma pescada amarela grelhada, acompanhada por vinagrete de gengibre, couve flor, abobrinha e cebola assadas. Os ingredientes realçam o sabor do peixe, que inclusive desmancha na boca. O público poderá apreciar a iguaria em um ambiente aconchegante de frente para o mar.

Pescada amarela grelhada, acompanhada por vinagrete de gengibre, couve flor, abobrinha e cebola assadas do Eme Haus (Foto: Jéssica Aquino/ Divulgação)

O evento será realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau em parceria com o Grupo Sabores, patrocínio de Sandara Comida Libanesa Artesanal e apoio institucional da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, do Portal Hora Campinas e da Revista Travel for Life. O festival é aberto inclusive para não associados, como forma de valorizar a rica e diversificada gastronomia típica caiçara, mesmo com toques contempoâneos, com pratos criativos preparados pelos chefs locais, com valores convidativos. A ideia é movimentar a ilha no período de baixa temporada.

1º Festival Gastronômico Sabores da Praia
Data: de 18 de abril a 19 de maio de 2024
Local: Entre os estabelecimentos participantes
Informações: (11) 93279-5275
Inscrições: www.saboresdapraia.com.br
Instagram: @saboresdapraiabr | @ilhabelaconvention

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *