Show de orcas: família é avistada caçando raias em Ilhabela

Um grupo de sete orcas foi flagrado e registrado por fotógrafos e biólogos nas águas de Ilhabela, na última segunda-feira (25). Desta vez, os animais foram vistos caçando raias, demonstrando sua habilidade predatória característica.

A equipe do Viva Instituto Verde Azul foi rápida em identificar a presença das orcas, avistando-as inicialmente a partir de um ponto de observação em terra, no sul da ilha. O fato foi então comunicado às equipes de fotografia e pesquisa embarcada, que puderam documentar a presença desses magníficos cetáceos.

O grupo era composto por dois machos adultos, duas fêmeas adultas e três juvenis, muitos dos quais já eram conhecidos pelos especialistas. Um dos momentos mais marcantes foi o reencontro com o Almirante, um indivíduo identificado pela primeira vez em 1993 e que é um frequentador assíduo do arquipélago.

Ilhabela é conhecida por sua rica biodiversidade marinha, abrigando doze espécies de baleias e golfinhos. As orcas vivem em grupos liderados pela fêmea mais velha, e tanto machos quanto fêmeas compartilham os cuidados com os filhotes. Embora possam ser avistadas ao longo do ano, não há um período específico para sua presença.

O registro das orcas serve não apenas como um momento único de observação da vida marinha, mas também como um prelúdio empolgante para a chegada das baleias-jubarte, que começam a aparecer no Litoral Norte em meados de maio, quando migram para águas mais quentes ao norte em busca de alimento e condições de reprodção.

Nos últimos dois anos, as primeiras baleias-jubarte foram avistadas em abril, com os meses de junho e julho marcando o auge da temporada de avistamentos. Em 2023, Ilhabela registrou a presença de 787 animais da espécie, de acordo com o Projeto Baleia à Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *