Dengue: Ubatuba declara situação de emergência em saúde pública

Após o governo do estado de São Paulo ter decretado estado de emergência para a dengue na última terça-feira (5), Ubatuba emitiu um decreto que também declara a condição no âmbito municipal. Uma das principais justificativas foi o aumento dos casos na cidade, com 936 confirmações da doença em 2024.

O decreto de emergência facilita o recebimento de recursos do governo federal e agiliza ações de combate à doença, como medidas administrativas, financeiras/ orçamentárias e assistenciais necessárias à contenção do aumento de casos de arboviroses.

Com o documento, a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial são simplificados e desburocratizados.

“Com a análise epidemiológica, que culmina no decreto, o caminho do município para direcionar suas ações de intensificação é facilitado, trabalhando em parceria com o governo do Estado para soluções tanto na parte epidemiológica, como na questão de controle químico”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Neilton Nogueira.

A secretaria municipal de Saúde estuda as melhores estratégias para o combate à doença, como por exemplo, aumentar a frequência dos mutirões pela cidade.

Enquanto isso, segue a programação, com o próximo mutirão agendado para o sábado (9), no Ipiranguinha – um dos bairros mais populosos do município. De acordo com o último boletim da dengue, atualizado em 4 de março, o bairro tem 233 casos notificados e 64 confirmados da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *