Um grupo de turistas do Canadá que visita o Brasil teve que ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, com suspeita de intoxicação alimentar, na Ilha do Prumirim, em Ubatuba. O caso occorreu na tarde desta quinta-feira (29) e nove das vítimas foram parar no hospital.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h e constatou que os turistas também apresentavam sinais de insolação e desidratação. A equipe socorreu uma das vítimas e as demais foram atendidas pelo Samu e encaminhadas a santa Casa de Ubatuba. Nenhuma das pessoas está em estado grave.
Intoxicação alimentar
Na maioria dos casos, uma infecção bacteriana é a principal causa de intoxicação alimentar. É um problema de saúde causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias (Salmonella, Shigella, E. coli, Staphilococus, Clostridium), vírus (Rotavírus), ou por suas respectivas toxinas.
A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos. Nas crianças e idosos, a intoxicação alimentar pode ser grave.
A prevenção das intoxicações alimentares está diretamente associada ao saneamento básico, aos cuidados no preparo dos alimentos e a medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.
A grande dificuldade da prevenção é o fato de os alimentos contaminados não apresentarem sinais da presença do micro-organismo. Ao contrário, em geral, sua aparência, gosto e cheiro costumam ser absolutamente normais.