Obras em Caraguatatuba voltam a travar trânsito e causar acidentes na região

As obras do governo do Estado na rodovia Rio-Santos (SP-55), em Caraguatatuba, vem gerando um verdadeiro caos no trânsito da região. Nesta quinta-feira (29), usuários relataram ficar horas travados no mesmo trecho. A situação vem impactando na rotina de trabalho de moradores que se atrasam e também na de pacientes que perdem consultas agendadas.

O calor, que muitas vezes passa de 30 graus nessa época do ano, também tem afetado condutores e passageiros que ficaram presos no congestionamento. Além disso, a situação vem causando acidentes de trânsito.

Uma motorista contou que em decorrência de um desnível deixado na pista, uma boca de lobo arrebentou o eixo cardã do seu carro e ela perdeu o controle da direção. “Rodei na pista e quase atravessei o canteiro central em direção à via contrária. Foi assustador. A gerente do comércio que existe em frente, que me cedeu as imagens do ocorrido, disse que outras pessoas têm procurado o estabelecimento em busca de imagens, pois os acidentes seguem acontecendo. Espero que as autoridades tomem providência antes que ocorra algo trágico”, relatou Camila Aquino.

DER e a temporada de verão

Moradores e turistas que utilizam a rodovia se revoltam com a época escolhida para as obras. Durante a alta temporada de verão, o Litoral Norte chega a triplicar sua população, atingindo mais de 2 milhões de pessoas. Com as intervenções, no trecho houve bloqueio total da pista que vai de São Sebastião para Caraguatatuba, obrigando os veículos a trafegarem em mão dupla no sentido contrário.


Houve bloqueio total da pista que vai de São Sebastião para Caraguatatuba, obrigando os veículos a trafegarem em mão dupla no sentido contrário (Foto: PMC/ Divulgação)

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), como o prazo previsto para a conclusão é superior um ano, as obras “inevitavelmente ocorreriam” na alta temporada de verão.

Os serviços de melhoria da pista, no valor de R$ 86 milhões, são realizados entre o km 53 e km 112, e tiveram início em setembro de 2023, quando começaram os transtornos. As obras incluem substituição do pavimento, recuperação do sistema de drenagem e aplicação de nova camada de asfalto, além de recuperação da sinalização horizontal.

Entre Natal e Ano-Novo, as obras foram suspensas, e agora, com o retorno, voltam os problemas. Em janeiro, alguns motoristas relataram demorar mais de seis horas para percorrer um trecho de poucos quilômetros entre São Sebastião e Caraguá. Normalmente o caminho é feito em meia hora.

A Prefeitura de Caraguatatuba prepara um ofício destinado ao DER para solicitar adequações ao plano de ação das obras de recapeamento. O principal pedido é que os trabalhos passem à ser realizados no período da noite, minimizando os transtornos.

Em nota, o DER já informou que , o contrato firmado com a empresa terceirizada não prevê serviços no período noturno. O órgão disse ainda que vem se esforçando para realizar as obras fora dos períodos de maior fluxo de veículos, entre 9h e 17h, e que monitora a situação constantemente.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o primeiro semestre de 2025.

One Reply to “Obras em Caraguatatuba voltam a travar trânsito e causar acidentes na região”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Não dá nem pra comentar tamanha irresponsabilidade e vergonha com os munícipes das cidades em questão, deveriam ter um ano B antes de iniciar essas obras, fico pensando , pois moro em são Sebastião e se um dia acontecer algo de grave com a ponte do porto novo ficaremos presos no trânsito pois não existe alternativa, nunca se pensaram em ligar as orlas?fazer uma segunda ponte sobre a barra do rio para ligar os municípios pelas praias? acredito que milhares de pessoas já pensaram nisso, e impossível as autoridades competentes ou incompetentes desses municípios não haverem pensado nisso, por outro lado falando em congestionamento e caos, o município de são Sebastião peca tbm com aquele farol da praia do arrastão, preferem ver seu contribuintes e na auta temporada ver todos sofrerem num trânsito caótico ao invés de resolver,será que nunca pensaram em fazer uma simples passarela para atravessar a via e deixar o trânsito fluir, realmente falta de respeito e de postura dos prefeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *