Projeto vai oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para vítimas da catástrofe

Cursos – a Transpetro uniu esforços com a Prefeitura de São Sebastião e o Senai-SP para a implantação de ações de qualificação profissional em prol da comunidade afetada pelas chuvas que devastaram a região em fevereiro de 2023.

Por meio de cursos gratuitos, o programa Transformar pretende dar melhores condições de empregabilidade para a população atingida pela catástrofe. Ao todo serão ofertadas 400 vagas, distribuídas em 30 turmas, para os cargos de caldeireiro, soldador, construtor de alvenaria e pintor industrial.

A aula inaugural será no dia 26 de fevereiro, no Terminal da Transpetro em São Sebastião, o mesmo local onde os cursos serão ministrados. O evento contará com a presença do presidente da companhia, Sérgio Bacci, do vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, e da gerente de educação do Senai-SP, Cássia Cruz.

As quatro primeiras turmas para os cursos de caldeireiro, montador e construtor de alvenaria contemplam 56 alunos. Todas as vagas do programa são elegíveis tanto para homens como para mulheres. A duração de cada curso é de dois meses e a conclusão de todas as turmas é prevista para maio de 2025.

“Cientes da responsabilidade da Transpetro, estamos somando esforços com o poder público e a sociedade civil para apoio aos moradores das comunidades que foram atingidas pela calamidade de 2023. Além da grande contribuição que demos durante ações emergenciais, criamos o programa Transformar para capacitar as pessoas e gerar novas oportunidades profissionais que possam melhorar suas condições de vida atuais. O Transformar é uma ação da companhia que estreia em São Sebastião e vai atender municípios em outras regiões onde temos operações”, enfatizou o presidente da companhia, Sérgio Bacci.

A gerente de educação do Senai-SP, Cássia Cruz, reforça o compromisso da entidade e da indústria com o desenvolvimento social e econômico sustentável. “A capacitação profissional, com foco nas demandas da indústria, abre as portas para o mercado de trabalho. A indústria precisa de profissionais qualificados e atualizados para seu corpo técnico. Assim, estamos juntos com a comunidade de São Sebastião e o setor produtivo para apoiar no restabelecimento de condições dignas de vida e trabalho da população”.

O programa Transformar prevê que a Transpetro disponibilize espaço físico, estrutura adequada e equipamentos para as aulas teóricas e práticas. Os cursos serão ministrados pelo corpo docente do Senai-SP em uma das escolas móveis da instituição que ficará dentro do Terminal de São Sebastião. A prefeitura da cidade está encarregada de divulgar as vagas para a comunidade, selecionar os alunos com o perfil do programa e disponibilizar estruturas de apoio, como creches.

“Estamos trabalhando ininterruptamente desde aquele dia para reparar todos os danos causados pela chuva e proporcionar dignidade ao povo sebastianense. Isso inclui também a oferta de oportunidades para um recomeço profissional, promovendo o desenvolvimento econômico e implementando políticas públicas de geração de emprego, renda e empreendedorismo. No final do ano passado, mais de 980 alunos receberam certificados dos cursos de capacitação gratuitos oferecidos pelo município. Continuaremos a investir em cursos profissionalizantes gratuitos, destinando aproximadamente R$ 10 milhões para essa iniciativa. Estamos comprometidos em investir em São Sebastião, investir no cidadão sebastianense”, completou o vice-prefeito Reinaldinho Moreira.

Estímulo à diversidade

O objetivo da parceria é fomentar a qualificação da mão de obra local e, também, estimular a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho. Para viabilizar a participação de alunas com filhos, o programa fornece subsídios para que essas mulheres possam participar da capacitação.

Além da creche oferecida pela prefeitura para a permanência dos filhos durante o período de aulas, a Transpetro também vai disponibilizar uma sala de apoio à lactação, que poderá ser usada pelas alunas durante o curso.

One Reply to “Projeto vai oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para vítimas da catástrofe”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Faltou informações de onde se inscrever o curso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *