Dois pescadores foram multados em R$ 2.360 cada, totalizando R$ 4.720, por pescarem lula sem autorização, próximo a Ilha das Couves, em Ubatuba, na tarde desta quinta-feira (22).
O caso ocorreu dentro da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN), onde uma equipe da Polícia Ambiental Marítima abordou a embarcação, com dois tripulantes que praticavam a pesca na modalidade linhada de mão com garatéia.
Na fiscalização documental, foi constatado que o barco, utilizado para arrasto de camarão, poderia realizar a pesca apenas com uso de rede de emalhe com foco na espécie anchova, devido o período de defeso do camarão no momento.
Foram localizados a apreendidos quatro quilos de lula, cinco quilos de corvina e os petrechos usados na pesca. O pescado foi doado ao Instituto Oceanográfico da USP.
Os dois homens terão ainda que comparecer a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo para prestar esclarecimentos sobre o flagrante enquadrado em crime ambiental.