Dobram os casos de dengue no Litoral Norte em 2 semanas

Os casos de dengue no Litoral Norte dobraram em duas semanas, de acordo com os números fornecidos pelas prefeituras. Na primeira semana de fevereiro, havia 600 confirmações da doença. Em duas semanas os casos saltaram para 1.206, segundo relatório da Vigilância Epidemiológica (Viep), divulgado no último dia 19.

A cidade mais afetada até agora é Ubatuba com 582 casos de dengue, cinco possíveis casos de Chikungunya e um de febre amarela, que estão em investigação.

Enquanto isso, Caraguatatuba registrou 221 casos, São Sebastião tem 203 confirmações da doença e em Ilhabela, o número chegou a 200.

Ações das prefeituras contra o mosquito

dengue
Foto: Prefeitura Municipal de Ubatuba

As prefeituras do Litoral Norte estão trabalhando ações de combate e orientação de prevenção à dengue. Em Ubatuba, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito mutirões em diferentes bairros, serviços de nebulização, vistoria de casas, comércios e construções. Além disso, espalhou faixas pela cidade, panfletos com orientações a moradores e turistas e tem aplicado larvicida biológico.

Paralelamente, Caraguatatuba segue com as ações para conter o avanço da dengue no município e evitar outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. No dia 2 de março (sábado), um  mutirão será realizado na cidade, no bairro Massaguaçu, que registrou o maior índice de densidade larvária e nove casos positivos de dengue neste ano.

No inicio do mês, a Prefeitura realizou um mutirão entre os bairros Martim de Sá e Jardim Primavera. Diversos criadouros do mosquito foram descartados durante as visitas e moradores orientados.

Para barrar o avanço da doença, a prefeitura de São Sebastião determinou a intensificação de medidas como visitas às residências, eliminação de criadouros, aplicação de larvicida e nebulização veicular e costal. Ações de comunicação à população também tem sido feitas.

dengue
Foto: Prefeitura Municipal de Ilhabela

Dengue e verão

Os casos de dengue geralmente aumentam no verão por vários motivos relacionados ao ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, ao comportamento humano e às condições ambientais.

O calor do verão acelera o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, permitindo que ele se desenvolva mais rapidamente de ovos a adultos.

Assim também, as temperaturas mais quentes podem aumentar a taxa de reprodução dos mosquitos e a frequência com que eles se alimentam de sangue, o que pode aumentar a transmissão da dengue.

Do mesmo modo, o verão é marcado por chuvas intermitentes que criam ambientes ideais para a reprodução do mosquito. Por exemplo, pequenas poças de água acumulada, latas, pneus, vasos de plantas e outros, que podem servir como criadouros para os ovos do mosquito.

Sintomas de dengue

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, podendo variar desde casos assintomáticos até quadros mais graves. Os sintomas mais comuns da doença são, principalmente, febre alta, enjoos, dor de cabeça e no fundo dos olhos, mal-estar, cansaço e manchas vermelhas na pele. Além de dores musculares e articulares, coceira e/ou sensação de pele ardendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *