É preciso cuidar da saúde mental o ano todo, alertam especialistas

É necessário cuidar da saúde mental o ano todo, não apenas em janeiro e setembro, alertam os psicólogos. Afinal, é parte integrante e primordial do bem-estar geral para que o indivíduo seja capaz de realizar suas habilidades, lidar com o estresse normal da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para sua comunidade.

Segundo a psicóloga comportamental, Tove Marie, assim como cuidamos do nosso corpo diariamente, é crucial manter a mente saudável. Ela indica práticas regulares de autocuidado, gerenciamento do estresse e busca de apoio quando necessário. “Ignorar a saúde mental pode levar a problemas mais sérios no futuro, como depressão a nível profundo , síndrome do Pânico, e outras enfermidades. Portanto, é essencial priorizá-la consistentemente”, alerta a psicóloga.

Se a saúde mental é negligenciada, algumas das consequências incluem agravamento de condições existentes e impacto na qualidade de vida: A saúde mental afeta relacionamentos, desempenho no trabalho ou na escola, e a capacidade de desfrutar das atividades diárias.

Além disso, o estresse crônico e outras condições não tratadas podem aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde física, como doenças cardíacas, diabetes e distúrbios do sono. Outro viés é o isolamento social, que prejudica as conexões com os outros e aumenta o risco de solidão e depressão.

Estratégias para cuidar da saúde mental

´saúde mental

Estabelecer limites saudáveis é essencial para manter um equilíbrio entre trabalho, tecnologia e responsabilidades pessoais, o que por sua vez pode promover um equilíbrio mental e bem-estar geral. Aqui estão alguns passos práticos e estratégias, segundo Tove Marie:

1. Autoconhecimento:

– Reflita sobre suas prioridades e o que você valoriza na sua vida. Isso ajudará a definir claramente o que é importante para você e onde deve estabelecer limites.

2. Limites de Trabalho:

– Defina um horário de trabalho específico e cumpra-o. Isso inclui desligar-se do trabalho após essas horas.
– Comunique-se com colegas e superiores sobre seus limites de trabalho, bem como horários em que você não estará disponível.
– Evite trabalhar durante períodos destinados ao descanso e lazer, como fins de semana ou férias.

3. Tecnologia:

– Faça pausas regulares do uso de dispositivos tecnológicos para evitar o esgotamento digital.
– Considere estabelecer “zonas sem tecnologia” em casa, como a mesa de jantar ou o quarto.
– Use ferramentas de bem-estar digital, como aplicativos de monitoramento de uso ou lembretes para fazer intervalos.

4. Responsabilidades Pessoais:

– Aprenda a negar demandas e compromissos que não se alinham com seus valores ou que sobrecarregariam seu tempo e energia.
– Pratique a delegação, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa, se possível.

5. Autocuidado:

– Integre atividades de autocuidado em sua rotina diária, como por exemplo, exercícios, hobbies e tempo para relaxar.
– Primordialmente, invista em uma boa noite de sono, que é fundamental para a recuperação mental e física.

6. Ajuste de Expectativas:

– Seja realista sobre o que você pode alcançar em um dia. Isso ajudará a definir metas de trabalho e pessoais alcançáveis.
– Periodicamente, revise e ajuste seus limites conforme necessário. A vida muda e os limites podem precisar de atualização para refletir novas circunstâncias.
–  A prática regular de atividade física pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e promover um sono mais repousante.
– Práticas de relaxamento podem contribuir para a redução da ansiedade e promover a clareza mental.
– Busca de ajuda profissional, desmistifique a ideia de que cuidar da saúde mental é um sinal de fraqueza.

Assim, ao adotar essas estratégias, você pode encontrar um ponto de equilíbrio mais sustentável, que pode levar a uma melhora significativa na sua qualidade de vida e saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *