Carnaval de rua: como aproveitar a folia com segurança

O carnaval de rua é uma celebração tradicional em todo o Litoral Norte, que tem a estimativa de receber dois milhões de turistas em 2024 (leia aqui). Essas festas são conhecidas por sua natureza vibrante, repleta de música, blocos, dança, fantasias e desfiles, em um ambiente geralmente considerado livre de preconceitos e restrições sociais.

Apesar do carnaval de rua, portanto, ser uma celebração democrática e acessível, que transforma as cidades em palcos de alegria e expressão cultural, é preciso atenção para aproveitar com segurança.

Dicas para aproveitar o carnaval de rua

carnaval de rua ilhabela
Em Ilhabela, o tradicional Banho da Dorotéia (Foto: PMI/ Divulgação)

Antes de sair para o carnaval, certifique-se de marcar pontos de encontro com amigos ou familiares, manter o celular com bateria e internet. Além disso, mantenha seus pertences seguros. Considere o uso de bolsas transversais ou pochetes para carregar itens essenciais e evite ostentar objetos de valor, como joias ou eletrônicos caros.

É importante manter-se hidratado durante a folia, por isso, leve consigo uma garrafa de água e beba regularmente. Durante o dia, use protetor solar para evitar queimaduras solares, especialmente se passar muito tempo ao ar livre.

Da mesma maneira, escolha roupas leves e confortáveis, levando em consideração as condições climáticas e a possibilidade de passar longos períodos em pé. Use calçados confortáveis e adequados para caminhar em terrenos variados, pois as ruas podem ficar lotadas e inevitavelmente, vai precisar andar bastante.

A Polícia Militar orienta também que o folião esteja atento ao seu entorno e à presença de estranhos, especialmente em ambientes lotados. Da mesma forma, evite sair com estranhos para locais afastados. Então, celebrar com um grupo de amigos ou familiares pode ser mais seguro e divertido. Mantenha-se em contato e esteja ciente da localização uns dos outros durante o evento.

Semelhantemente, planeje antes as opções de transporte disponíveis para voltar para casa com segurança após o evento. Considere usar transporte público, aplicativo ou táxi, se necessário. A PM destaca que aceitar carona de estranhos é arriscado.

Finalmente, se optar por consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação. O consumo excessivo pode aumentar a vulnerabilidade a acidentes e outros perigos.

Ao prestar atenção a esses detalhes e se preparar adequadamente, você estará mais apto a curtir o carnaval com segurança e garantir uma experiência memorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *